11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Arquitetura

Casa Imperial

Casa-Imperial.jpg
A casa encomendada por Francisco de Paula Souza e Mello, construída com muito requinte e fino acabamento, e que pertenceu posteriormente a Carlos Pereira Mendes hospedou, em 1884, a Princesa Isabel e seu marido Conde D’Eu.
Por essa razão o solar ficou conhecido como Casa Imperial. Restaurada e conservada pela Família Caselli, a Casa Imperial, situada À Praça Dom Pedro I, é um dos marcos significativos das antigas residências de Itu. Não é aberta a visitação por ser uma residência.

Fábrica São Luiz

Fábrica-São-Luiz.jpg
Na esquina da Rua Paula Souza com a Praça Dom Pedro I, ergueu-se o edifício que abrigou a primeira fábrica de tecidos movida a vapor do Estado de São Paulo.

Inaugurada em 1869, foi construída com o capital de um grupo local, a fábrica foi ampliada no final do século, com o projeto do engenheiro Artur Sterry, da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro.

Depois de mais de um século de funcionamento, a Fábrica São Luiz encerrou suas atividades na década de 1980. Hoje a Fábrica abriga um espaço cultural que é destinado a exposições temporárias e realização de eventos.

Telefone: (11) 4013-4554.
Endereço: Rua Paula Souza, 492 - Centro.

Espaço Cultural “Almeida Júnior”

Espaço-Cultural.jpg
O majestoso sobrado, na esquina da Rua Paula Souza com o Passeio Público Marcos Steiner Neto, antiga Rua XV de novembro, abrigou por muitos anos o Grupo Escolar Cesário Motta. Foi construído pelo Barão de Itu, Bento Paes de Barros, para residência de sua família, foi inaugurado em 1858.

A 31 de março de 1989, aí foi criado o Espaço Cultural “Almeida Júnior”, homenageando o famoso pintor ituano, abrigando a Secretaria Municipal de Cultura, o Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo, a Biblioteca Municipal, o (MAHMI) Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu e a Discoteca Newton Camargo Costa, atualmente também abriga a exposição das fototelas do pintor Almeida Junior. É um local com espaços para exposições temporárias e diversas atividades culturais.

No momento, este espaço histórico de cultura esta fechado ao público por motivo de segurança e enquanto aguarda verbas para um projeto de completa reforma do espaço cultural que homenageia Almeida Júnior, o maior pintor ituano.

Telefone: (11) 4023-0363, 4023-2209 e 4022-5147.
Endereço: Rua Paula Souza, 664, Centro.

Museu da Energia

MUSEU-DA-ENERGIA.jpg
Defronte o sobrado do Barão de Itu, existe outro importante marco da arquitetura urbana de Itu. Com a sua elegante fachada ornada com azulejos portugueses, este sobrado pertencia, em 1865, ao Tenente Antônio Correa Pacheco e Silva, irmão do Padre Miguel Correa Pacheco. Por muito tempo ficou sob o comando de Dona Ignácia Correa Pacheco, mulher à frente de seu tempo.

Nele, posteriormente, funcionou a Companhia Ituana da Força e Luz, a Light and Power e a Eletropaulo, que o doou a AFPHESP (Fundação do Patrimônio Histórico e da Energia do Estado de S. Paulo). O museu conta em seu primeiro piso, o cotidiano da sociedade do séc. XVII e no piso superior, a evolução da energia até os dias de hoje.

Telefone: (011) 4022-6832 e 4013-1038.
Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro.

Conjunto Arquitetônico do Século XIX

Conjunto-Arquitetônico-do-Século-XIX.jpg
O livro “A Província de São Paulo” publicado em 1888 nos informa que Itu, então, contava “com vários largos ajardinados, com ruas muito bem calçadas e os telhados das casas munidos obrigatoriamente de condutores d’água por numerosas fontes iluminadas por condutores de querosene”.
Data dessa época o conjunto arquitetônico que pode ser visto à Praça Padre Miguel.

Museu Republicano “Convenção de Itu”

MUSEU-REPUBLICANO.jpg
No ano de 1867, foi inaugurado um elegante sobrado, situado então à Rua do Carmo, atual Barão do Itaim, construído a mando de Francisco de Almeida Prado. Por herança passou a pertencer aos irmãos Carlos e José de Almeida Prado. A fachada foi revestida de azulejo. Foi nesse prédio que, a 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu.

No Cinquentenário dessa Convenção, o sobrado foi transformado, em 1923, pelo então Presidente do Estado Washington Luís Pereira de Sousa em museu, o qual possui valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória de Itu.

Telefone: (011) 4023-0240.
Endereço: Rua: Barão do Itaim, 67, Centro.

Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO) – O LICEU DE ITU

Instituto-Borges-de-Artes-e.jpg
Num amplo terreno arborizado, ergue-se o Instituto Borges de Artes e Ofícios, que foi construído com projeto do famoso arquiteto  Ramos de Azevedo.

Inaugurado em 28 de outubro de 1924, o Instituto deve sua criação a Joaquim Bernardes Borges, falecido em Portugal depois de ter residido 27 anos em Itu, de 1850 a 1877. Ele deixou uma fortuna que foi doada para a Santa Casa de Misericórdia da cidade, com a condição de fundar e administrar, perpetuamente, o Instituto Borges de Artes e Ofícios.

Telefone: (11) 4022-3810. Endereço:
Endereço: Praça Conde de Parnaíba, 83, Centro.

Mercado Municipal

Mercado-Municipal.jpg
A proposta para edificação do Mercado Municipal de Itu data de 1886, mas sua inauguração somente iria se concretizar a 14 de maio de 1905.

Construído com projeto do escritório técnico de Ramos de Azevedo, responsável pela construção do Teatro Municipal de São Paulo e de inúmeras outras importantes obras em todo o Estado, o mercado apresenta espaços livres que constituem pequenas praças, onde se desenvolvem atividades ricas e espontâneas da população e que apresentam mesmo algumas características de lazer.

Telefone: (11) 4013-4937.
Endereço: Praça da Bandeira, 104, Centro.

Regimento Deodoro (Antigo Colégio São Luis)

Regimento-Deodoro.jpg
O Colégio São Luis fundado em 1867 foi erguido em terrenos do antigo Seminário do Bom Conselho, por padres da Companhia de Jesus, vindos de Roma.

Em 1872, o Colégio já contava com elegante igreja e imponentes edifícios, reunindo anualmente cerca de 400 alunos vindos de toda a Província.

Funcionou em Itu até o ano de 1917, quando foi transferido para São Paulo, instalado na Av. Paulista como Colégio São Luiz. O imóvel de Itu passou a ser propriedade do Governo Federal, que nele instalou o Regimento Deodoro. Após 1918, com a implantação do Quartel, a Praça Duque de Caxias, que representava o acesso para a estrada de Jundiaí, incorporou-se ao ufanismo e usos e costumes do povo ituano.

No Museu do Quartel se encontram diversos tipos de canhões, metralhadoras, além de materiais e artefatos, com destaque para: troféus, alguns da década de 30, uniformes do início do século passado, equipamentos e utensílios utilizados pelos soldados na 2ª Guerra Mundial.

Também faz parte do complexo a Igreja São Luis Gonzaga, que durante anos foi alojamento da extinta BCR (Bateria de Comando do Regimento), sendo reaberta em 1979.

Telefone: (11) 4022-1184.
Endereço: Praça Duque de Caxias, 284, Centro.