11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Notícias

Itu comemora a 29ª Semana Madre Maria Theodora Voiron

O túmulo da Madre Theodora esta no interior da Igreja N.S. do Patrocínio, em Itu
As comemorações, na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, se realizarão de 18 a 24 de maio e inclui missas todos os dias em homenagem a Madre Maria Theodora Voiron. Além disso, haverá uma visitação pública, gratuita ao túmulo da Freira, dentro da própria igreja onde viveu por 40 anos administrando o Colégio do Patrocínio, exclusivo para meninas.

Trata-se da 29ª edição da Semana Madre Theodora cujo processo de beatificação pela Igreja Católica já passou por várias etapas. Em 1989 foi outorgado, pela igreja, o Título de Venerável. O processo de beatificação da Madre está em Roma, necessitando apenas de um milagre comprovado pela Cúria Romana para que ela seja beatificada.

Sobre Madre Teodora

Nascida em Chambéry, França, em 1835, faleceu em 17 de julho de 1925, com 90 anos. Madre Theodora assumiu, com apenas 24 anos, a coordenação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio em Itu, aonde chegou no dia 15 de junho de 1859. Esta foi primeira instituição católica da Província de São Paulo destinada à educação de meninas, marcando seu pioneirismo para a época. Ao todo, foram sessenta e dois anos de cuidados com as obras das Irmãs de São José no Brasil.

A educação de alto nível que Madre Theodora impôs às alunas do Colégio do Patrocínio foi o seu legado para a cidade de Itu. Inicialmente, surgiu a Igreja de N.S. do Patrocínio, projetada por Padre Jesuíno do Monte Carmelo, que teve sua construção concluída em 1819. Quarenta anos depois, em 13 de novembro de 1859, as Irmãs de São José vieram da França especialmente para dar vida ao Colégio. A religiosa francesa foi a Superiora do Colégio durante 40 anos, imprimindo às alunas uma educação de alta qualidade.

O Patrocínio foi o primeiro colégio religioso dedicado à educação feminina do Estado de São Paulo e atendia, também, as filhas de escravas. Nessa época não havia internatos para a educação de meninas. Os trabalhos dedicados à pobreza foram pouco a pouco aprimorados, tornando o Colégio do Patrocínio numa das escolas particulares com maior interesse das grandes famílias do Brasil. Nele estudaram pensionistas (o colégio era um internato) de famílias abastadas e influentes, com ou sem interesse no prosseguimento da vida religiosa. A educação era primorosa e exigente.

Igreja do Patrocínio de Itu
Endereço: Praça Regente Feijó s/n
Telefone: (11) 4023-0920



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br