11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Notícias

Obras de restauro do Mercadão de Itu em fase final de licitação

Após anunciar um investimento da ordem de R$ 4,8 milhões, verba obtida por convênio entre a Prefeitura de Itu e o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) do Governo do Estado, o processo já se encontra em fase final de licitação das empresas que concorrem para realizar o importante trabalho de restauro do prédio histórico, que completou, no último dia 14 de maio, 113 anos de existência.
 
O projeto de revitalização do “Mercadão”, que manterá as características originais de sua fachada, já esta aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). As obras de restauro, incluindo o período da licitação, devem durar 24 meses, conforme informa a Prefeitura.
 
Na época da sua construção, projetado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o mesmo que criou o Teatro Municipal de São Paulo, a Pinacoteca do Estado, o Mercadão de São Paulo, entre outras, a obra de Itu foi pioneira em relação à instalação de mercados municipais no interior do Estado.

Com 113 anos de vida, o Mercadão de Itu, inaugurado em 14 de maio de 1905, será totalmente recuperado tanto na área interna como em seu exterior. O novo espaço público contará com 16 boxes, banheiros, ar condicionado, além de uma nova aparência no seu entorno. Dessa forma, o centenário Mercadão se tornará numa nova atração turística de Itu, além de beneficiar a população com gêneros alimentícios de qualidade.

A Prefeitura de Itu publicou, em 10 de março de 2018, licitação por meio de Concorrência Pública, para a execução das obras da Fase I - Revitalização do Mercado Municipal e Entorno e da Praça da Bandeira no Centro da Estância Turística de Itu.
 
Respeitados os prazos legais, foi realizada uma sessão, em abril de 2018, para recebimento dos envelopes de habilitação e de proposta, documentação que foi encaminhada para a emissão de pareceres de áreas técnicas.
 
Atualmente, o procedimento se encontra na fase de recursos em razão da habilitação das empresas participantes. Em seguida, será dada continuidade à sessão pública para abertura dos envelopes contendo as propostas dos licitantes.
 
O Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itu informa, ainda, que todas as etapas estão dentro do cronograma previsto, sendo conferida publicidade a cada uma de suas fases.




www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br