11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Notícias

Projetos para o turismo dos principais candidatos à presidência

Todos os candidatos já apresentaram seus planos de governo, um compromisso com os eleitores no sentido de mostrar o que pretendem fazer se eleitos para o comando da nação. Desde o mês de maio, a XP Investimentos contratou o IPESP (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) para a realização de pesquisas semanais sobre a corrida presidencial, divulgadas toda sexta-feira pelo www.infomoney.com.br

A última pesquisa ouviu mil pessoas por telefone entre os dias 13 e 15 de agosto e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02075/2018.

Desses planos, extraímos as propostas para o setor do Turismo dos quatro primeiros colocados na pesquisa XP/Ipesp citados em ordem alfabética:

CIRO GOMES (PDT)
Planeja o desenvolvimento do turismo sustentável e informa que o turismo será estimulado para contribuir com o crescimento da economia brasileira e da geração de empregos.

GERALDO ALCKMIN (PSDB)
Propõe o favorecimento do empreendedorismo no setor turístico através do crescimento da indústria 4.0, da economia criativa e da indústria do conhecimento. Também comunica que pretende priorizar políticas que permitam às regiões Norte e Nordeste se desenvolverem plenamente neste segmento.

JAIR BOLSONARO (PSL)
Em segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto, o candidato não apresenta proposta específica para o setor turístico em seu plano de governo.

MARINA SILVA (Rede)
Em seu plano de governo a candidata traz alguns dados sobre a área do turismo no Brasil e no mundo e destaca a importância da área na geração de empregos e, consequentemente, na economia. Também apresenta os pontos fracos e fortes do turismo no Brasil e expõe seus planos para o setor. Entre os pontos a serem destacados estão: estimulação da capacitação permanente de mão de obra, articulação da cadeia do turismo com outras cadeias produtivas, fomentação de programas de divulgação interna e externa de destinos turísticos, criação de parcerias com municipalidades para conservação e melhorias de equipamentos turísticos, investimento em projetos de infra-estruturas e promoção de um programa integrado de turismo sustentável.

Como se vê os planos para o estímulo ao turismo no Brasil são vagos, sem nenhuma profundidade, sem informar qualquer fonte de recursos. Apesar de citar dados da importância do turismo para a economia do país o fato é que em relação ao turismo tudo é vago e tratado como um assunto sem importância.

Percentual de votos de cada candidato na última pesquisa
Jair Bolsonaro (PSL) – 23%
Marina Silva (Rede) – 11%
Geraldo Alckmin  (PSDB) – 9%
Ciro Gomes (PDT) – 8%
Fernando Haddad (PT) – 7%
Álvaro Dias (Podemos) – 5%
Henrique Meirelles (MDB) – 2%
João Amoêdo (Novo) – 1%
Cabo Daciolo (Patriota) – 1%
Guilherme Boulos (Psol) – 1%
Vera Lúcia (PSTU) – 1%
João Goulart Filho (PPL) – 0%
José Maria Eymael (DC) – 0%
Ninguém/brancos/nulos – 24%
Não sabe – 6%
Não respondeu – 1%
 
 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br