11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

26º Festival de Artes de Itu é destaque no interior de São Paulo

Orquestra Viola Caipira é uma das atrações de Itu.
O Festival de Artes de Itu surgiu como expansão do Festival de inverno, anual, de Campos do Jordão que comemora, em 2019, sua 50ª edição. O Festival da Estância Turística de Itu apresentará, entre 5 e 21 de julho, muitos shows musicais, teatro, fotografia, artes visuais, gastronomia, oficinas, com atrações para todas as idades.

Parte da programação acaba de ser anunciada pela Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura com abertura no dia 05 de julho, a partir das 20h, na Praça da Independência (Carmo), com o show do tenor Rinaldo Viana.

No show de abertura, também haverá uma apresentação de “video mapping”, projetada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo contando, de forma poética e inusitada, a história de Itu, Berço da República, e a importância do município para a arte e a cultura do nosso país. O show, segundo os organizadores, terá atrações que garantirão diversas surpresas no decorrer da noite, fazendo com que a abertura do Festival seja inesquecível para toda família, em um ambiente de muita luz, cor e som.

Itu – cidade da música e arte

A Estância Turística de Itu desenvolve inúmeras ações culturais voltadas para as artes e músicas. Um dos seus empreendimentos é o Projeto Guri que oferece cursos de iniciação musical, canto coral, violoncelo, contrabaixo acústico, violino e viola erudita, para crianças e adolescentes entre seis e 18 anos. Os cursos são gratuitos e as aulas são ministradas às quartas e sextas feiras, no período da tarde. Os alunos não precisam ter qualquer conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos musicais ou realizar testes seletivos.

Também conta com inúmeras organizações musicais como a Orquestra de Violeiros, o Coral Vozes de Itu e a centenária Banda União dos Artistas, além do Museu da Música - Itu, fundado em 14 de dezembro de 2007, uma instituição museológica cujo objetivo é a preservação da música enquanto patrimônio imaterial cultural e fonte de pesquisa e aprendizado. A única mantenedora do Museu da Música – Itu é o Instituto Cultural de Itu, associação de amigos, formada em 1999.

Além disso, o Museu da Música preserva inúmeras partituras do período Barroco e obras renascentistas que revelam a qualidade da musicalidade do povo ituano, muito bem apreciadas nas obras de cunho religioso que afloram na tradicional Semana Santa da cidade.

Confira as atrações já confirmadas:

05 de julho (sexta-feira)
20h – Abertura Oficial do 26º Festival de Artes de Itu
Tenor Rinaldo Viana, Coral Municipal de Itu com maestro Márcio Lima e Roberta Carvalho (video mapping) - Local: Praça da Independência (Carmo)
06 de julho (sábado)
9h às 20h – Exposição fotográfica “Universo Amazônico”, do fotógrafo André Dib - Local: SESI Itu - Rua José Bruni, 201, São Luiz
11h – Abertura da ocupação/instalação do grupo EmpreZa
Local: Fundação de Arte Marcos Amaro, Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09.
11h30 – Ação educativa – Exposição “Viagens fluviais: homens e canoas nas rotas das Monções” no Museu Republicano - Rua Barão do Itaim, 167, Centro.
16h – Música eletrônica – Noise Jumpers - Artes visuais – Mural Tatiana Forte
Na Biblioteca Municipal “Olavo Valente de Almeida” - Rua dos Andradas, 201.
07 de julho (domingo)
9h – Inauguração do Parque Escultórico Linear e primeiro CaminhArte
Local: Fundação de Artes Marcos Amaro - Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09.
14h30 – Música – Flautins Mutuá – grupo de pífanos na Praça do Carmo.
16h – Música – Isabelly Tiemy - Local: Cidade Nova.
10 de julho (quarta-feira)
19h – Artes integradas – Sarau na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” – Na Casa da Praça - Praça da Matriz, 56, Centro.
11 de julho (quinta-feira)
19h – Cinema – Documentário Maria Martins, “Não se esqueça que venho dos trópicos”, roda de bate papo com diretores Elisa Gomes e Francisco  Martins.
Local: Fundação de Artes Marcos Amaro - Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09.
12 de julho (sexta-feira)
14h30 – Ação educativa – Território e personagens nas obras de José Ferraz de Almeida Junior - Local: Museu Republicano - Rua Barão do Itaim,167,Centro
13 de julho (sábado)
13h às 17h – Música – Dia do Rock com Bandas Ituanas – Na Praça do Carmo. 18h – Artes visuais – Performance pelo grupo Empreza - Local: FAMA (Fábrica de Artes Marcos Amaro) - Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro
Dia 14 de julho (domingo)
14h – Música – Cao Laru - Local: Praça da Independência (Carmo)
16h – Teatro – Encenando Histórias (Cia Em Cena) - Local: Cidade Nova
17h – Música – Dois é Par - Local: Praça da Independência (Carmo)
20h – Música – As Bahias e a Cozinha Mineira - Local: Praça do Carmo.
17 de julho (quarta-feira)
15h – Teatro – Circus a Nova Tournée, com Cia. Circo de Bonecos
Local: SESI Itu - Rua José Bruni, 201, São Luiz
19 de julho (sexta-feira)
19h às 21h – Fotografia – Palestra “Vamos prosear?”, debate com Iatã Cannabrava - Local: Fábrica de Arte Marcos Amaro - Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro
20 de julho (sábado)
11h – Gastronomia – 14ª Feira de Produtores Locais – Local: Restaurante Cafundó - Rua Joaquim Corrêa, 75 – Jardim Santa Tereza.
14h – Música – Murillo Augustus - Local: Restaurante Cafundó
19h – Música – João Leopoldo - Local: Restaurante Cafundó
19h – Artes visuais – Cabaret Voltaire - Local: FAMA (Fundação de Artes Marcos Amaro) - Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro.




TEXTO NO SITE DO MINISTÉRIO DO TURISMO
Este texto esta no site do Ministério do Turismo no endereço abaixo:
http://www.turismo.gov.br/agenda-eventos/views/index.php    -  Entrar em IR PARA BUSCA - Procurar a data de 05 de julho a 20 de julho de 2019 onde esta a matéria sobre o 26º Festival de Artes da Estância Turística de Itu.


  

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br