11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

27 de Setembro: O mundo comemora o Turismo

Azulejo do Museu Republicano
Hoje é comemorado o Dia Mundial do Turismo – data estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), celebrada desde 1980. É também a data nacional dos turismólogos – profissionais dedicados ao planejamento e execução do tema turismo e suas múltiplas vertentes. É uma data importante para ser comemorada, mas ainda sem a devida valorização do tema, sobretudo, se lançarmos um olhar sobre a potencialidade que a Estância Turística de Itu oferece.

Itu esta fora do privilegiado roteiro das praias, a que mais recebe estímulos financeiros do governo. Todavia muito se destaca pelo turismo cultural, pelo seu imenso e valioso patrimônio histórico e pelas atividades culturais e artísticas que proporciona aos turistas. Neste ano, completou 409 anos de fundação.

A Estância ituana oferece inúmeros pontos turísticos gratuitos, como grande rede hoteleira, restaurantes e gastronomia de alto nível e caipira, mais de 15 museus com diversos temas, entre eles o Museu Republicano que abriga um importante acervo da história da Proclamação da República no Brasil. Ricas igrejas de arquitetura barroca mantêm a tradição católica da cidade, fazendas bandeirantistas que se abriram para o turismo, parque geológico e eventos programados pela Secretaria de Turismo do município.

Itu faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2019 na categoria “B”. Muito próxima de São Paulo, apenas 100 km, com grande rede de rodovias cortando o município e o aeroporto internacional de Viracopos há apenas 30 km, a cidade se coloca no ranking de maior potencial de desenvolvimento do Brasil em 9º lugar em Meio Ambiente e 10º em Segurança Pública.

Cidade líder do Roteiro dos Bandeirantes, que integra um grupo de municípios fundados por Bandeirantes e às margens do Rio Tietê: Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto e Porto Feliz. Itu se fortalece como um roteiro turístico próximo à capital que incentiva um grande passeio pela História do Brasil, com início no século XVI, quando o território nacional começou a ser explorado e conquistado.


 
www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor