11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

A verdade sobre a Itu inteligente

A Secretaria de Turismo de Itu, que deveria ser nossa principal fonte de notícias, continua sem transparência e não atende o Portal de Notícias de turismo www.grandeitu.com.br que é um órgão de imprensa livre e independente.

Seu editor completou 50 anos de jornalismo nas áreas de turismo e indústria automobilística, em 2019. Nosso compromisso com o trade turístico local,  desde a sua criação, há quatro anos, tem como principal motivação produzir um jornalismo sério sobre o turismo na Estância Turística de Itu que contribua para um debate público qualificado com matérias que atraiam turistas para a cidade.

Nosso primeiro problema aconteceu em março de 2019. Notamos que o Secretário estava visitando um hotel por semana e publicando fotos no facebook. Como se trata de uma autoridade pública, porque recebe seu salário pago pelos contribuintes ituanos, é obrigado a explicar suas ações. Nesse sentido enviamos um pedido de informação sobre o que era debatido nesses encontros. Se era apenas uma visita de cortesia, tudo bem. Mas, se eram assuntos profissionais, teríamos o direito de saber. Porque, nesse ato, estamos representando a curiosidade do público.

Não há necessidade de ter medo da imprensa profissional que só quer contribuir com Itu. A resposta da Secretaria foi decepcionante: “Bom dia Sr. Raul. As visitas do Sr. Secretário tem como objetivo o planejamento de ações internas e estratégicas da pasta. As divulgações ocorrerão no momento oportuno. Att. – Comunicação – Prefeitura de Itu”.

19 meses depois do ocorrido, não vimos, ainda, nenhuma ação estratégica da pasta. E quando questionamos a área da Comunicação da Prefeitura, a resposta foi sincera: “As publicações no facebook sobre visitas a hotéis de Itu, não se referem a nenhuma publicação institucional da Prefeitura de Itu, sendo apenas uma postagem de cunho pessoal do autor. Não há, portanto, como esta assessoria se manifestar a respeito da mesma. Gratos pela compreensão”.
O pior veio depois: a Secretaria proibiu a visita de jornalistas e que quem deve atender a imprensa é o setor de Comunicação da Prefeitura. Ora, criar burocracia para jornalistas se comunicarem com o Secretário e sua equipe é quase um censura. Decisão nada amistosa, tendo em vista que a Secretaria não divulga nada sobre o turismo em Itu.

Agora, o problema de Itu em 1º lugar no ranking de Destino Turístico Inteligente. No dia 6 de agosto de 2020 uma nova publicação polêmica no facebook pelo Sr. Secretário de Turismo. Trata-se de um estudo feito pelo Senac, que colocava Itu em 1º lugar no ranking de Destino Turístico Inteligente no Estado de São Paulo. A nota máxima possível era 3,00 e recebemos 2,81. - #itusemigual #turismo. O título da matéria foi publicado em Espanhol: Los 25 destinos mejor calificados – cidades inteligentes.

Procuramos as fontes desse assunto e ninguém sabia nada sobre essa matéria, nem o próprio Senac. Mas, em 24 de agosto de 2020 o Senac nos deu a resposta ao nosso questionamento. Após uma longa conversa com o assessor de imprensa da instituição, ele nos informou que essa matéria foi publicada em 2018. Assim, termina uma história triste de #itusemigual. Na verdade é a ânsia de se promover uma propaganda em benefício da re-eleição do Prefeito. Todavia, a nosso ver, o Guilherme não precisa disso, pois sua administração, até agora, tem sido impecável.

A verdade veio agora com uma nova publicação do Senac:
Itu está na 54ª posição do ranking das cidades mais inteligentes do Brasil

 
Com nota 30,591, Itu ficou na 54ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2020, quatro posições a menos do que 2019 (quando ficou em 50º). O estudo foi divulgado no dia 8 de setembro de 2020 e é realizado pela Urban Systems, em parceria com a Necta. Este é o quarto ano seguido que o município figura na listagem.

Neste ano, Itu ficou entre as 100 melhores em cinco dos 11 eixos temáticos analisados – ano passado, foram apenas em três. São eles: Segurança (9ª colocação), Meio Ambiente (10ª), Governança (14ª), Urbanismo (68ª) e Tecnologia e Inovação (86ª). Entre as cidades de 100 mil a 500 mil habitantes, Itu está na 26ª posição geral. Foram mapeados todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes.

Os 11 eixos temáticos discutidos são: mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, economia, governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança e energia, compreendendo desde questões de infra-estrutura da cidade, serviços públicos oferecidos, instrumentos de planejamento, transparência, capital humano, espaços de geração de conhecimento, comunicação e muito mais.

Itu aparece entre as 10 melhores cidades nos eixos Segurança e Meio Ambiente. No primeiro, a cidade vem se destacando com a implantação da Muralha Eletrônica (sistema de câmeras usado para identificar veículos irregulares e suspeitos que entram e saem da cidade, não sendo utilizados para multas). Já no segundo, a cidade é referência nacional e premiada com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
 

 
ww.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br