11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Academia Ituana de Letras celebra 27 anos de sua fundação

Na próxima quinta-feira, dia 25 de julho, a Academia Ituana de Letras se reúne para celebrar os 27 anos de sua fundação. Na ocasião será lançado o quinto volume da coleção “Itu presenças ilustres”, com trinta e três crônicas biográficas de pessoas que se destacaram na história recente da cidade. Além de trabalhos dos acadêmicos a publicação traz duas crônicas históricas, uma delas o primeiro trabalho escrito sobre o Padre Bento Dias Pacheco, em 1907, quando ele ainda vivia em Itu.
 
Em 2019 a cidade celebra o bicentenário de seu nascimento. De autoria do prof. Tristão Mariano da Costa, o trabalho foi transcrito do jornal A Federação. Outra crônica é sobre a Madre Maria Theodora Voiron, escrita há sessenta anos pela Profª. Maria Cecília Bispo Brunetti.          
 
Com este novo volume de “Itu presenças ilustres” são cento e cinquenta biografias publicadas. Todos os volumes contaram com apoio cultural da empresa Starrett, fabricante de serras e ferramentas, que continua prestigiando a publicação. 
 
A sessão solene, cujo tema é a memória local, contará com uma conferência do Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, da Universidade de São Paulo. O pesquisador do Museu Paulista (USP) é especialista nas áreas de História e Patrimônio.  Coordenou as publicações do projeto Terra Paulista, quando se envolveu com questões da história da região ituana. A conferência terá o título “Itu na construção da memória nacional pelo IPHAN”.  

A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de 40 Cadeiras, cujos patronos foram figuras de destaque na literatura local e regional. Os 32 membros atuais se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral. 
 
 
Sessão Solene da ACADIL
Dia 25 de julho de 2019, 19h30
Centro de Estudos do Museu Republicano
Rua Barão de Itaim, 140, Itu.