11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Após a folia, Itu é um ótimo destino para trilhas ou um bom descanso

Estrada Parque - romântica e histórica
Depois do Carnaval, nada melhor que repor as energias em lugares tranquilos, que permitam contato com a natureza e, de preferência, não demandem muitas horas de viagem. A sugestão é a Estância Turística de Itu, a apenas 90 km de São Paulo, que dispõe de ótimos hotéis e pousadas, além das casas de fazendas bandeirantistas que também recebem turistas para uma  hospedagem no campo oferecendo culinária da mais alta qualidade, inclusive a caipira.

A sensação dos bons ares da vida na área rural encanta pelo ar limpo, natureza pródiga, cavalgadas e contato direto com paisagens inesquecíveis. Tudo com muito conforto. Itu é uma cidade perfeita para viver um pouco da história do Brasil no período colonial. Arquitetura bem preservada, igrejas barrocas do século XVIII, culinária caipira e italiana, museus e parques – um destino perfeito para se repor as energias e refrescar a mente.

Um passeio a pé pelo centro histórico da cidade é fácil. São apenas 800 metros de quatro séculos de história se desenrolando na frente do turista. Para encantar as crianças não se pode perder uma visita a algumas fazendas que estão dentro do programa de turismo rural. Na Estrada Parque, que liga Itu a Cabreúva, sob a cobertura da Mata Atlântica, que ainda sobrevive na região, o viajante pode fazer diversas trilhas. No sentido Cabreúva há a Fazendinha do Chocolate, que dispõe até de zoológico para crianças.

Trilhas para família e crianças

Para relaxar a mente, vale fazer as trilhas que podem ser percorridas, por exemplo, na ampla área do Parque do Varvito, de 44.346 m², com belas paisagens do tempo em que as geleiras passearam por Itu. O parque é um local seguro, bem equipado com banheiros, com um grande galpão com painéis explicativos (fotos, textos e imagens). Um ótimo endereço para ensinar crianças como é percorrer uma trilha planejada.
Em Itu, é fácil localizar o Parque, pois há muitas placas indicativas. Horário: das 8 às 18 horas de terça a domingo. Entrada gratuita.
Fone: +55 (11) 4023-1502 

A Estrada Parque

Outra paisagem deslumbrante é a Estrada Parque que liga Itu a Cabreúva, coberta por mata atlântica, beirando o Rio Tietê.
A SP-312, denominada Rodovia dos Romeiros, foi inaugurada em 1º de maio de 1922 e é considerada um marco na implantação da malha rodoviária paulista. O apelido dos “romeiros” se deve a forte tradição religiosa das comunidades do interior, que rumam com charretes, cavalos, bicicletas e a pé com destino ao santuário de Pirapora do Bom Jesus, especialmente na Semana Santa.

A região reúne, além do rico patrimônio natural, um imensurável acervo cultural, arquitetônico e histórico. Quando construída, a estrada se tornou um “marco do progresso”, inclusive com contribuição importante para a industrialização da região com a obra da Usina de São Pedro, no Rio Tietê, construída em 1911.

 
 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br