11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

Apostolado da Oração de Itu comemorará 150 anos em 2021

Exatamente daqui a um  ano o Apostolado da Oração no Brasil comemorará 150 anos de fundação. Trata-se do primeiro centro criado no Brasil na Igreja do Bom Jesus, em Itu, pelo padre Bartolomeu Taddei. A direção nacional do Apostolado e a revista Mensageiro do Coração de Jesus preparam importantes celebrações, incluindo uma grande romaria que virá a Itu e uma publicação da biografia do seu fundador que está sendo preparada pela Biblioteca Histórica do Bom Jesus.  
                                       
Em outubro de 1987, o Apostolado da Oração de Itu iniciava o uso de um novo espaço de reuniões, na sala ao lado da igreja, recentemente reformada e inaugurada pelo diretor, padre Luiz D’Elboux. As dezenas de zeladoras reuniam-se na última terça feira de cada mês, na parte da tarde, para participar da explicação teológica sobre a intenção do mês e demais orientações para distribuição dos Bilhetes Mensais. Em especial preparavam a festa de Santa Margarida Maria, que naquele ano teve por pregador o Padre Arthur Sampaio SJ.  
Acervo – obra rara 
Obra de raro valor é “Travagli o sieno  patimenti di Gesù Christo”, escrita em português pelo carmelita  espanhol frei Tomás de Jesus (1564 – 1627), no século XVII, e traduzido  para o francês e, finalmente, para o italiano em 1849. Esta é a edição  conservada na Biblioteca Histórica do Bom Jesus. O exemplar pertenceu  ao Frei Eugênio de Rumilly, um dos fundadores do Seminário  Episcopal de São Paulo. A obra, de espiritualidade é uma contemplação  mística a partir das experiências de Santa Tereza d’Ávila. O exemplar é  o terceiro volume, editado em Nápoles, impresso por Andréa Festa.  
 
Memória – Padre Mário Arcioni (1837-1923) – Italiano, tornou-se jesuíta em 1856.  Veio ao Brasil em 1866 como professor no Seminário de Olinda e no  Colégio S. Francisco Xavier (Recife) quando foi desterrado pelos maçons com outros jesuítas (1873). Viveu em Portugal até 1888, daí  veio ao Colégio São Luís. Esteve no Bom Jesus entre 1891-92. Foi herói na epidemia de Febre Amarela, em 1894.



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br