11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Apresentação

raul-perfil.jpg
Os ituanos têm o sagrado direito à sua memória, a dialogar com seus antepassados, indagar de suas estátuas e de seus monumentos, sobre os mistérios dos acontecimentos remotos de sua história.
 
Cidade que não cultiva sua memória não consegue eternizar seus feitos e sua história tende a desaparecer. As novas gerações precisam aprender, cultuar e respeitar a história de uma cidade de imenso patrimônio histórico, onde o Brasil colonial está vivo e conservado, com convivência harmônica com o moderno, distante apenas 100 km de São Paulo e a 30 km do Aeroporto Internacional de Viracopos.
 
O Portal Grande Itu, criado em fevereiro de 2016, tem por objetivo contribuir com a expansão da recepção do turismo em Itu. O projeto é do jornalista Raul Machado Carvalho, (MTb 9766 e Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo - 4069) natural de Itu, a Capital Nacional do Exagero, conhecedor da realidade da cidade e seu potencial para atrair renda extra à economia local, especialmente neste momento de grande crise econômica e consequente redução da arrecadação municipal. O ”www.grandeitu.com.br” é um portal destinado, principalmente, ao turismo histórico e cultural e sua missão é divulgar a história, patrimônio, eventos e roteiros da cidade para todo o país.
 
A ação distribui notícias sobre as atrações turísticas e o calendário turístico de Itu e seus eventos e também os assuntos relacionados à Cultura e Meio Ambiente, para quase 400 jornalistas, em todo o país, catalogados pelo Portal, além dos veículos da grande São Paulo e do interior do Estado.  Todos os textos produzidos para a imprensa – jornais, revistas, TV, sites, blogs etc também são enviados para os órgãos da Prefeitura, abrangendo o maior número de funcionários possíveis, além de entidades como a Fecomercio, OAB , Ongs, blogs, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Câmara Municipal, Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa, Comtur, Protur, Escolas, autoridades do Ministério do Turismo, da Embratur e de outras instituições relacionadas ao turismo.
 
Além disso, todo o trade turístico da cidade, que inclui a rede hoteleira, restaurantes, igrejas, fazendas históricas, associações, Academia Ituana de Letras, Associação Comercial, antiquários, Museu da Música, Coral Vozes de Itu, Sincomércio, Regimento Deodoro, Sindicato Rural etc – é informado das atividades do Grande Itu para que todos percebam o esforço que está sendo realizado por um Portal Independente, no sentido de promover Itu em âmbito nacional, regional e local.
 
Itu também é divulgada nas agências de turismo e hotéis de São Paulo, departamentos de RH de grandes empresas, que podem gerar passeios de funcionários a Itu e, também, em associações de funcionários públicos, de professores e de outros grupos que possam gerar excursões a Itu, no conceito do turismo de um ou dois dias.

Currículo de Raul Machado Carvalho
 
Raul Machado Carvalho, jornalista profissional desde 1969, tem registro no Ministério do Trabalho sob nº 9766 e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo – matrícula 4069. Em agosto de 1969 teve seu primeiro emprego na revista AutoEsporte. Em 1980 tornou-se o Editor da revista, chefiando a revista por 10 anos.

Participou da equipe que organizou o 1º GP do Brasil de Fórmula 1 com a Rede Globo de Televisão. Em 1971 foi o primeiro Assessor de Imprensa do GP do Brasil de Fórmula 1, onde seguiu por três anos. Em 1973 fez sociedade com o jornalista Artur De Bernardis Filho na fundação da assessoria de imprensa Sinopress. Mais tarde, em 1981, montou sua própria assessoria de imprensa, em São Paulo, a Mac Assessoria de Imprensa, que opera até agora, e onde atendeu a Ford Brasil por 25 anos, o campeonato brasileiro de Fórmula Ford (por 4 anos), Goodyear, Dupont do Brasil, Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe, Starrett (ferramentas de precisão), Arteb (faróis), Persico Pizzamiglio (tubos de aço), Explo Indústrias Químicas, Kibon (sorvetes) e, hoje, é a proprietária do Portal de Turismo www.grandeitu.com.br – da Estância Turística de Itu-sp.

Depois da AutoEsporte trabalhou como sub-editor do caderno de automóveis e do caderno de turismo do jornal O Globo (Rio de Janeiro) por vários anos. Participando dos Salões do Automóvel de Frankfurt, Paris e Genebra, por vários anos, teve a oportunidade de viajar e conhecer muitos países. Foi co-autor da série de 70 edições da revista Carros Inesquecíveis do Brasil, produzida na Espanha, onde foram mostrados todos os automóveis produzidos no País (1962). Foi redator do Caderno de Automóveis do jornal de Niterói - O Fluminense. Foi redator do Caderno de Turismo do Jornal Diário Popular de São Paulo entre 1986 a 1989. Foi assessor de imprensa da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo, de 1979 a 1980.  Foi um dos editores da Revista da Goodyear, várias vezes premiada com o prêmio ABERJE (1982-1983). Foi redator da Revista Top Carros como editor da seção Carros Blindados (2017). Foi redator da Revista Hotel&Cia. da FC Editora (1990 a 1991). Foi Diretor do Autódromo de Interlagos em 1987.