11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

Biblioteca do Bom Jesus, em Itu, divulga história da Missão Romana

A partir de 5 de junho de 2020, a Biblioteca Histórica do Bom Jesus iniciou a divulgação da história da Missão Romana dos Jesuítas em Itu através de crônicas semanais no jornal “A Federação” de Itu. A parceria permitirá a difusão de ampla pesquisa em material inédito que relaciona a biografia dos religiosos italianos e a história do Colégio São Luís e suas atividades missionárias.

A Biblioteca é fruto de parceria entre a Igreja do Bom Jesus e o Instituto Cultural de Itu. Os textos são do Prof. Luís Roberto de Francisco, pesquisador da entidade.

Acervo da Biblioteca Histórica

A Biblioteca foi inaugurada em 2016, no centenário de nascimento de seu patrono, Padre Luiz D´Elboux, após dois anos de intenso trabalho de higienização do acervo.
Conta com livros e periódicos raros, publicados no Brasil e na Europa, entre os séculos XIX e XX. Outra parte importante é a documentação das irmandades e associações católicas do Bom Jesus.

A igreja foi sede da Missão Romana dos Jesuítas  e da revista Mensageiro do Coração de Jesus. Os religiosos viveram aí entre 1868 e 1992. Todas as atividades de manutenção e pesquisa são voluntárias. A coordenadora é a Sra. Allie Maria Dias de Queiroz.

Outras colaborações

Além da nova série de artigos, a Biblioteca Histórica já mantém parceria com o jornal A Federação para duas colunas semanais: Memórias da Federação,  que traz notícias de edições centenárias do semanário fundado em 1905 e a Matriz de Itu e seus párocos. O trabalho é divulgar a história dos 54 padres responsáveis pela Igreja Matriz da Candelária, desde 1657.

Na revista Mensageiro do Coração de Jesus a Biblioteca Histórica colabora, desde 2017, com a coluna Caminhos de Santidade, sobre a vida e obra do Padre Taddei.

Semana Padre Taddei         

Entre 1º e 7 de junho de cada ano, celebra-se na Estância Turística de Itu uma semana comemorativa em memória do Pare Bartolomeu Taddei (1837 – 1913). Desta vez, sem eventos presenciais, em função da pandemia do corona vírus, a Biblioteca Histórica e a Igreja Bom do Jesus celebraram a efeméride do missionário iniciando a publicação da história das atividades jesuíticas no jornal A Federação.

Taddei é o fundador e o maior divulgador do Apostolado da Oração no Brasil. Em 40 anos de atividades reuniu mais de um milhão de membros ao grupo que hoje se chama Rede Mundial de Orações pelo Papa.



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br