11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

BOLETIM MUSEU DA MÚSICA - EDIÇÃO BIMESTRAL – OUTUBRO/2019 – Nº 98

Mostra, concerto e ação educativa marcam Primavera nos Museus
– Entre 21 e 28 de setembro o Museu da Música realizou 12 eventos a fim de revelar o acervo e discutir a trajetória da música desde quando a partitura ingressa no arquivo, sua recuperação e pesquisa até voltar à vida, em concerto.

Cerca de 300 pessoas participaram das atividades que aconteceram em Itu e Cabreúva, com alunos de escolas públicas e universitários. Uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e com o Memorial da Santa Casa de Misericórdia de Itu permitiu um concerto do Coral Vozes de Itu na histórica Capela de São João de Deus.

Elias Lobo foi lembrado em concerto e diálogo em Itu e Campinas – O dia Maestro Elias Lobo foi lembrado com a apresentação de sua Oratória a Nossa Senhora da Conceição, pelo Vozes de Itu. A obra revelou uma das mais belas peças paulistas do século XIX, cantada nas Igrejas do Carmo de Itu e Campinas, com solistas e coro em diálogo, narrando a história de Maria.

Sinos históricos foram tema de palestra e inventário – Os sinos históricos de Itu passaram por inventário, no mês de agosto, a partir de uma parceria entre o Museu da Música e o Museu dos Sinos de São João del Rei. Cerca de trinta peças foram inventariadas. O tradicional toque dos sinos mineiro foi alvo de palestra do coordenador do Museu dos Sinos, Samuel Viegas, no Museu da Energia, que reuniu cerca de 80 interessados. 

Diálogo discutiu papel da música em ambiente hospitalar – O músico Wilson Fabro participou da série Diálogos com o tema acima, apresentando os resultados de sua formação na França e seu trabalho em cidades da região. A experiência de resgatar a dignidade do internado em ambiente hospitalar expôs o potencial do patrimônio musical em uma sociedade. Concerto trouxe presença italiana na música sacra em Itu – O programa trouxe músicas de compositores de Itu influenciadas pela música lírica italiana, bem como de músicos italianos que viveram em Itu, sua história e suas obras. O evento, em parceria com a Secretaria de Cultura, fez parte das celebrações do centenário do Círculo Italiano de Itu. 

Museu da Música tem novo curador – desde 15 de outubro o Museu da Música tem como curador o Prof. Luís Roberto de Francisco que substitui a Profa. Maria de Lourdes Sioli, falecida em maio. Ele já ocupava coordenação de acervo e documentação e agora responde pelo museu. Além do Curador, tornou-se membro do Conselho Consultivo do Museu da Música que é formado também pela Dra. Maria Lúcia Caselli e Profa. Maria Eliza Chierighini.


PRÓXIMOS EVENTOS 24.11, 10h30 – Abertura de exposição e Diálogo sobre a cultura africana na música em Itu. Museu da Música. 07.12, 19h30 – Concerto “Oratória de Nossa Senhora da Conceição” – Coral Vozes de Itu - Igreja Bom Jesus. 01.12, 15h – Festival de Coros de Itu – participação Coral Vozes de Itu – Igreja do Bom Jesus. 08.12, 10h – Concerto “Oratória de Nossa Senhora da Conceição” – Coral Vozes de Itu – Mosteiro de Itaici.