11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

Boletim Museu da Música Itu - Abril de 2020 - nº 101

NOTÍCIAS
 
Ação educativa e turismo receptivo no Museu da Música  
 
O Museu da Música tem recebido, ao longo dos últimos meses, diversos agendamentos de grupos de visitantes que solicitam a monitoria. Este recurso é importante considerando a riqueza cultural agregada ao acervo exposto. A mostra de longa duração, aberta em 2017, privilegia cinco nichos da cultura musical ituana: a música no espaço doméstico, a tradição de música sacra, a formação musical, os músicos sem formação, de caráter popular e os compositores ituanos com foco para música de banda, orquestra e seresta. Para agendar a visita, quando acabar o tempo de pandemia, basta entrar em contato pelo e-mail museudamusicaitu@gmail.com.
 
Patrimônio musical nos 180 anos da Santa Casa
 
Durante a celebração dos 180 anos de fundação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu o Coro do Bom Jesus participou da missa solene cantando, entre outras obras sacras, composições do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Miguel Dutra e Tristão Mariano, todos eles envolvidos com a história da instituição. Padre Jesuíno era o pai do Padre Elias, um dos fundadores da Santa Casa, Miguel Dutra fez o registro visual mais antigo do prédio histórico e Tristão Mariano era filho do cirurgião Francisco Mariano da Costa, cuja farmácia foi adquirida pela Santa Casa em 1875.
 
Diálogo celebra a Educação e o Dia Internacional da Mulher
 
No dia 8 de março o Diálogo conduzido pela Profª. Eliana de Toledo Almeida foi um sucesso. As reflexões sobre as novas demandas sociais e culturais e o papel da arte como meio de inclusão de conteúdos à educação possibilitaram importante debate. O tema será retomado em outra oportunidade sob a mesma ótica. Participaram alunos, professores e coordenadores de unidades de ensino de Itu.
 
Pandemia suspende tradições religiosas e culturais
 
As tradicionais cerimônias da Semana Santa de Itu foram suspensas devido à grave pandemia do Covid 19. A Secretaria Municipal de Cultura, o Museu da Música e o Coral Vozes de Itu estão empenhados em organizar eventos, tão logo este trágico momento acabe, a fim de manter vivo o patrimônio musical que costuma ser executado durante as cerimônias ituanas. A tradição local reúne o maior conjunto de obras musicais para a Semana Santa do Estado de São Paulo, compostas ao longo de todo o século XIX. Boa parte dos originais está no Museu da Música e tem sido restaurado na instituição. O Canto da Verônica (foto) composto pelo padre Jesuíno é um das mais antigas músicas ituanas.
 
Acesso online – www.museudamusicaitu.com.br
No período em que o Museu da Música está fechado para visitas presenciais é possível entrar em contato com a história da música de Itu e com o acervo através do site. Há diversos textos e imagens que possibilitam muitas informações além de gravações disponíveis no site e no canal do museu no Youtube.


 
www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor