11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Notícias

BOLETIM MUSEU DA MÚSICA – ITU - Edição bimestral - 93

Sede do Museu da Música na Estância Turística de Itu
BOLETIM MUSEU DA MÚSICA – ITU - Edição bimestral - 93
www.museudamusicaitu.com.br (11) 4022-1248
 
 
MUSEU OFERECE CURSO DE PATRIMÔNIO CULTURAL
O Museu da Música está oferecendo um curso de Patrimônio Cultural a universitários. Já foram dados três módulos tendo como elemento de análise o patrimônio ituano. Foram vistos os elementos construtivos, a música e o conjunto arquitetônico educacional que teve início com as Irmãs de São José. Outros módulos serão oferecidos no primeiro semestre de 2019. Na foto o grupo diante da Casa Imperial, onde foi recebido pela proprietária que falou sobre restauração e restauro.

DIÁLOGOS DISCUTIU CULTURA BRASILEIRA
O Prof. Dr. Leandro Thomaz de Almeida conduziu o Diálogo de novembro, último do ano, com o tema “Há uma cultura brasileira? Debates sobre a identidade nacional”. Partindo da construção da identidade brasileira no século XIX, o pesquisador trouxe diversos argumentos utilizados para que a nação se reconhecesse no lugar Brasil. O evento contou com público que interagiu e apreciou bastante a abordagem.

MAIS UMA DOAÇÃO AO ACERVO DO MUSEU
Em agosto o Museu da Música recebeu a doação de mais um instrumento musical para sua coleção. Um harmônio portátil de fabricação nacional foi trazido ao acervo pela Profa. Mary Kobayashi Sandoval. Residente em São Paulo, ela adquiriu o instrumento há exatos 60 anos para aulas de música. O harmônio, da marca Bonn, está em perfeito estado de conservação e foi incorporado à coleção. Na foto ela aparece ao lado do esposo, miniaturista, que produz extraordinária quantidade de peças em São Paulo.
 
MÚSICA DE CINEMA NO MUSEU DA ENERGIA
A convite do Museu da Energia de Itu, o Museu da Música está abrindo uma pequena exposição sobre a música de cinema realizada em Itu nas primeiras décadas do século XX, no tempo dos filmes mudos. Além de partituras da coleção Tristão Júnior, a exposição traz programas de cinema da déc. 1950. Durante a abertura falará o Prof. Marco Ribeiro, pesquisador do Museu. Contará também com gravação de obras que antecediam a sessão de cinema.
 
INTERVENÇÃO EXPOSITIVA CELEBRA 11 ANOS DO MUSEU
A intervenção “Isaura e Noêmia” foi aberta no Museu da Música para comemorar os 11 anos da instituição. Os painéis dialogam com a exposição de longa duração, para refletir a trajetória das duas cantoras – Isaura Portella e Noêmia de Francisco na música de Itu. O levantamento histórico traz muitas informações de sua vida e obra. O espaço de mostras temporárias disponibiliza pequenas exposições abertas ao público em curta duração de tempo. Os temas acompanham os diálogos ou abordagens escolhidas para maior difusão do acervo.
 
  

 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br