11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2021

BOLETIM MUSEU DA MÚSICA - ITU - EDIÇÃO BIMESTRAL - MARÇO DE 2021 – Nº 106

NOTÍCIAS 
 
Museu da Música participa de homenagens à profª. Anna Escobar  
 
Três  eventos marcaram o centenário de nascimento da Profª. Anna Escobar de Moraes Lima. No  dia 8 de março, em uma live organizada pela Secretaria Municipal de Cabreúva, o curador do  Museu da Música falou da vida e obra da pianista, organista e educadora.
Já no dia 14 de  março foi a vez do Museu da Música participar do encontro Mulheres, acervos e museus  em Itu/SP, em parceria com o Museu Republicano Convenção de Itu e o Museu da Energia  de Itu, quando apresentou a comunicação Anna Escobar da coleção pessoal ao acervo  museológico.
No dia 19 de março uma missa solene foi celebrada na Igreja do Bom Jesus,  com a participação do Coro do Bom Jesus, do qual ela foi organista. Obras musicais de seu tempo no grupo foram cantadas, além de outras peças, frutos de sua pesquisa e restauração.  
 
Biblioteca Thais Veiga Borges é doada ao Museu da Música  
 
No mês de janeiro de 2021 foi incorporada à biblioteca do Museu da Música a coleção da Profª. Thais Veiga  Borges. A pesquisadora da música brasileira viveu em Itu por alguns anos, quando fundou a  EMIA Manolo Santoro.
Em São Paulo manteve o grupo musical Confraria, especializado em  pesquisa da música medieval com o qual viajou em turnê pela Península Ibérica.
A Profª.  Thais, que hoje reside em São Paulo, participou da pesquisa que resultou no livro “Modinha  raízes da música do povo” (1985). A coleção doada reflete as pesquisas histórico-musicais e  culturais que realizou.
A coleção reúne livros sobre cultura popular, música regional do  Nordeste e Sudeste, biografias de compositores e raras edições sobre musicologia e arte.  
 
Acervo de Elias Lobo será digitalizado  

Uma ação conjunta entre o  Museu da Música – Itu e a família do maestro Elias Álvares Lobo terá como resultado a  digitalização completa de todo o acervo de partituras originais do compositor que  pertencem ao acervo do Museu da Música.
O conjunto reúne cerca de 100 títulos entre  peças sacras e profanas. São originais de partituras de coro, orquestra e solistas reunindo a  comunicação quase integral de suas obras, o mais importante conjunto musical de toda a  região. Elias Lobo foi um compositor muito atuante, que se destacou também pela ousadia  e envolvimento em diversos ramos da atividade cultural.
A ação só foi possível por  investimento de recursos da família Lobo e do Instituto Cultural de Itu, associação cultural  mantenedora do Museu da Música.  
 
PRÓXIMOS EVENTOS 
 
Coral Vozes de Itu mantém vivo patrimônio musical  

A convite da Paróquia de Nossa Senhora Candelária o Coral Vozes de Itu participará da cerimônia de  Adoração da Cruz na sexta-feira santa, a partir das 15h. Em seguida haverá o solene Ofício  de Trevas. Na ocasião serão cantadas obras de Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Elias  Lobo, Tristão Mariano da Costa, José Mariano e José Tescari. As cerimônias acontecerão  sem público, transmitidas pelas redes sociais da paróquia. O Coral Vozes de Itu continua  seguindo os protocolos sanitários, cantando com um grupo muito reduzido, utilizando  máscaras e distanciamento entre os cantores.
31/03/2021
 

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br