11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Concerto Histórico homenageia a presença italiana na música de Itu

Diversas salas do museu abrigam importantes documentos históricos da música de Itu
Mais um Concerto Histórico de Itu será realizado no próximo sábado, 26 de outubro. Desta vez, o Museu da Música e o Coral Vozes de Itu homenageiam a comunidade italiana local com repertório histórico resultado de pesquisa sobre a “Presença Italiana na Música em Itu”. O concerto faz parte da celebração do centenário de fundação do Círculo Ítalo-brasileiro Dante Alighieri e integra a Jornada do Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo.
 
A influência da cultura italiana entre os músicos ituanos do século XIX foi marcante. Essa é a primeira abordagem do concerto que será realizado na capela Santuário do Apostolado da Oração, dentro da Igreja do Bom Jesus, construída e decorada por italianos. A segunda parte do concerto aborda compositores italianos que viveram em Itu e aqueles cuja obra foi significativa na música sacra local.
 
O concerto foi preparado a partir de pesquisa no acervo do Museu da Música – Itu e na participação de famílias italianas como cantores e músicos nas Igrejas Matriz de Nossa Senhora da Candelária, do Bom Jesus e no antigo Colégio São Luís (atualmente Regimento Deodoro - Quartel do Exército).
 
Itu é uma das mais antigas cidades paulistas, fundada em 1610, contando com tradição musical de mais de três séculos. Desde 2007 a cidade conta com um museu específico para preservação deste importante acervo. No dia 26 o Museu da Música estará aberto das 13h às 17h, com visita monitorada e gratuita.
 
O concerto terá início às 19h30 do sábado, dia 26 de outubro, com previsão de 50 minutos de duração. O evento, gratuito, contará, também, com a participação de um grupo de cantores do Coral Vozes de Itu, sob a direção dos regentes Paulo Zeppini e Luís Roberto de Francisco.
 
Desde janeiro deste ano a Associação Cultural Vozes de Itu e o Museu da Música se uniram à Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio da Estância Turística de Itu, Instituto Cultural de Itu e Biblioteca Histórica da Igreja do Bom Jesus, para realizar concertos históricos que contam, além do repertório tradicional da cidade, com narrativas que contextualizam as composições.
 
26 de outubro, sábado
13h às 17h. Museu da Música–Itu - aberto à visitação
Rua Floriano Peixoto, 480, centro
19h30 – Concerto “Presença Italiana na Música em Itu
Igreja do Bom Jesus - Praça Padre Anchieta s/nº - centro histórico.



Legenda da Foto de Capa: Órgão portátil usado na idade média na Europa entre os séculos XII e XVI.


www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor