11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

Concerto revela patrimônio ituano em São Paulo

Evento no Museu de Arte Sacra levou a música do Padre Jesuíno
 
 
            O espaço do Museu de Arte Sacra de São Paulo, instalado em um das mais antigas edificações da cidade, justamente no dia do seu aniversário da capital paulista - 25 de janeiro - recebeu o Coral Vozes de Itu para um concerto especial, com repertório do mais prestigiado compositor do período colonial paulista, o Padre Jesuíno do Monte Carmelo.
 
Na ocasião foi aberta a mostra “Pintura e música na arte colonial paulista: Jesuíno do Monte Carmelo” no espaço das antigas celas do Convento de Nossa Senhora da Luz, construído pelo Frei Antonio de Santana Galvão no século XVIII (Avenida Tiradentes, 676).
 
O Coral Vozes de Itu se apresentou dentro da exposição com seis obras sacras do compositor, escritas em Itu no início do século XIX. O grupo também levou de Itu o Canto da Verônica, anualmente executado na sexta-feira santa, o mais antigo do gênero no Estado de São Paulo e em atividade até o presente.
 
A presença da Verônica com suas vestes próprias foi um elemento enriquecedor do evento, transportando os presentes para uma esfera de misticismo e religiosidade.
 
O evento foi muito apreciado por centenas de pessoas entre membros da Secretaria de Estado da Cultura, a direção do Museu de Arte Sacra, Secretaria de Cultura de Itu e público em geral. A cidade se fez representar também por membros do  Instituto Cultural de Itu, fo Museu da Música – Itu e Academia Ituana de Letras.
 
A mostra que tem por curador o Dr. Emerson Ribeiro (Itu) segue até 22 de março.
 
O evento foi uma realização conjunta da Secretaria de Cultura de Itu, do Instituto Cultural de Itu e Associação Cultural Vozes de Itu com apoio do Governo do Estado de São Paulo.