11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Notícias

Congresso do Apostolado da Oração

Algumas zeladoras de Itu participaram do 2º Congresso Nacional do Apostolado da Oração, em Itaici. Na ocasião o pesquisador da Biblioteca Histórica, Luís Roberto de Francisco, apresentou o tema “O Padre Taddei e o laicato no Brasil”, abordando a abertura da Igreja aos leigos, já no início do século XX, através do Apostolado. 450 congressistas vieram de 82 dioceses (23 estados). Foi assinada uma Carta solicitando ao bispo de Jundiaí a abertura da Causa de Beatificação do Padre Taddei. O evento foi coordenado pelo Padre Eliomar Ribeiro, Diretor Nacional.
 
Acervo
 

Foi incorporado ao acervo da Biblioteca Histórica um exemplar do livro “Sal da Terra e Luz do Mundo”, que reúne os textos discutidos no Congresso do Apostolado da Oração. Um capítulo especial apresenta o trabalho do Padre Taddei junto aos leigos do Apostolado. Organizado pelas Edições Loyola, o livro teve cerca de mil exemplares vendidos no lançamento. É um veículo importante de divulgação do trabalho do Padre Taddei como missionário no Brasil.
 
Memória – Padre Jose Ramon Zabala (1892-1958)

De origem familiar espanhola, nasceu em Montevidéu, no Uruguai. Depois de estudar com os Jesuítas em Bordeaux, na França, veio ao Brasil onde continuou os estudos e lecionou.
Foi ordenado Padre em 1934. Esteve na Áustria especializando-se em música, composição e regência. Dirigiu o Coro do Bom Jesus de Itu entre 1939 e 1958, oferecendo-lhe o melhor repertório de música sacra existente na Europa.

Profundo admirador de Anchieta e das missões com indígenas, encontrou cópia de manuscritos desse missionário na Biblioteca do Bom Jesus, da qual foi responsável. Viveu por alguns anos nas missões em Diamantino (MT). Faleceu há 60 anos (20.12.1958), no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. O Museu da Música – Itu preserva muitos de seus manuscritos musicais.



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br.