11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Coral Vozes de Itu canta as Sete Palavras de Jesus

Jesus na cruz - tela de Gaudenzio Ferrari - afresco de 1513.
Dando prosseguimento ao programa de Concertos Históricos de Itu, o Coral Vozes de Itu se apresenta no próximo domingo, dia 7 de abril, às 19,15h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a obra musical das Sete Palavras de Jesus na Cruz, composta pelo maestro e compositor ituano Elias Álvares Lobo, em 1867.
 
O concerto conta com apoio do Convento do Carmo, do Museu da Música – Itu, que preserva os originais do autor, do Instituto Cultural de Itu, do Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo e da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.
 
A peça, dividida em oito partes é uma reflexão às sete últimas frases proclamadas por Jesus já pregado na Cruz. É a primeira peça do gênero escrita no Brasil, com características fortemente nacionalistas, em língua portuguesa. As melodias trazem elementos da modinha brasileira e do lirismo que reinava na música religiosa da época.
 
A obra foi transcrita por iniciativa do próprio Coral Vozes de Itu em 1995 e apresentada pela primeira vez naquele ano, na Igreja do Carmo.
 
O texto utilizado para a obra carrega aspectos da língua nacional oitocentista e foi transcrito do italiano pelo Padre Antonio Onorati, da Companhia de Jesus, primeiro reitor do Colégio São Luís.
 
O projeto Concertos Históricos de Itu visa divulgar, ao longo de dez apresentações, o repertório da música local. Todos os eventos são gratuitos.
 
Serviço
Concerto Histórico de Itu (As Sete Palavras de Jesus)
Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Praça da Independência, s/nº)
07 de abril de 2019, às 19,15h.


Primeira palavra – Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem.
Segunta palavra – Em verdade eu te digo: hoje estarás comigo no Paraíso.
Terceira palavra – Mulher, Eis aqui o seu filho.
Quarta palavra – Eli, Eli, lama sabactani ? Meu Deus porque me abandonaste ?
Quinta palavra – Tenho sede.
Sexta palavra – Esta consumado.
Sétima palavra – Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br