11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2021

Coral Vozes de Itu celebra 56 anos de atividades

Igreja do Bom Jesus será o palco de nova apresentação do Coral Vozes de Itu, dia 2 de maio, em comemoração dos 56 anos de fundação da entidade.
 O Coral Vozes de Itu comemorará, na próxima semana, 56 anos de fundação e atividade ininterrupta. Ainda sem poder realizar concertos com presença do público, por conta da pandemia do coronavírus, participará da Missa das 8h30 no domingo, 02 de maio, na Igreja do Bom Jesus.         
 
O grupo teve início em 1965 ensaiando em uma das salas do Convento do Carmo, a 07 de maio de 1965. Fez seu primeiro concerto em 20 de outubro daquele ano. Nos primeiros tempos dedicou-se à música folclórica brasileira, sacra e lírica, inclusive participando da montagem da ópera I Pagliacci. 
 
Desde 1995 o Coral Vozes de Itu se dedica também à recuperação e apresentação de obras de compositores ituanos com enorme atividade em Itu e outras cidades. Participa de atividades religiosas, montagem de performances como saraus e a Folia do Divino Espírito Santo. Em 2005 criou o espetáculo “Raízes da Terra Paulista”, para valorizar a cultura regional, apresentada pela primeira vez no SESC Pompéia, em São Paulo, no lançamento da coleção Terra Paulista Jovens.
 
Em 2017, durante o Festival de Artes de Itu, apresentou “Peregrinos” uma performance narrando a vida de Inácio de Loyola em diálogo com música medieval espanhola. Em 25 de janeiro de 2020 obra do padre Jesuíno do Monte Carmelo no Museu de Arte Sacra de São Paulo durante a abertura da mostra com as obras de pintura do padre artista. O grupo hoje é o único a se dedicar ao repertório histórico ituano.
 
Mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, o Coral interrompeu ensaios e encontros presenciais, mas não os projetos e o contato com os cantores. Manteve o trabalho de recuperação de obras musicais em parceria com o Museu da Música - Itu e por isso pôde retornar aos ensaios em setembro do ano passado com um grupo reduzido que se reúne semanalmente com medidas de proteção e tem realizado concertos e participações em cerimônias religiosas utilizando máscara e distanciamento físico.
 
 Durante a missa do dia 02 de maio o Coral apresentará trechos do “Mês de Maria”, de Elias Álvares Lobo (1834 - 1901). As peças foram recuperadas pelo Museu da Música em 2014, na abertura do cinquentenário do Vozes de Itu e representam a singela feição da tradicional música paulista. 


Missa comemorativa dos 56 anos de fundação do Coral Vozes de Itu
Dia 02 de maio de 2021, domingo, 8h30 - Igreja do Bom Jesus

27/04/2021


Raul Machado Carvalho – Editor
www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br