11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2021

Dia 10 de julho – Itu tem pizza e comemora seu dia mundial

A pizza é atualmente um elemento fundamental da gastronomia italiana. Mas este saboroso prato não nasceu na Itália, como muitos imaginam. Esta iguaria é elaborada com massa fermentada de farinha de trigo, banhada com molho de tomates e revestida de produtos diversos, geralmente alguma espécie de queijo, carnes defumadas ou não. Por último, um toque de orégano ou de manjericão, e finalmente tudo é conduzido ao forno. Todavia, nem sempre ela foi assim.

A história da pizza 

Ao contrário do conhecimento popular e do fato ser considerada tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5 000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão", era muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome de piscea que mais tarde derivaria para pizza.

Três séculos antes do nascimento de Cristo, os fenícios tinham o hábito de rechear seus pães com carne e cebola; os turcos muçulmanos mantinham a mesma tradição ao longo da Era Medieval; assim, no intercâmbio de valores e elementos culturais entre povos, durante as Cruzadas, esse costume desembarcou na Itália através do porto de Nápoles.

No começo da sua trajetória cultural, a pizza contava somente com o acréscimo de ervas da região e do tradicional azeite de oliva, comuns neste prato em seu formato convencional. Os italianos levaram a fama por adicionar o uso do tomate – recém-chegado da América pelas mãos dos espanhóis -, que se tornaria essencial na confecção desta iguaria. Restava à pizza conquistar seu formato definitivo, pois ainda era produzida como o atual calzone e o sanduíche, ou seja, dobrada ao meio.

Antes de se tornar famosa, a pizza era um prato elaborado para matar a fome dos pobres que habitavam o Sul da Itália. Chega então a Nápoles, já considerada a terra da pizza, o conhecimento da expressão “picea”, que tinha a conotação de um disco de massa assada, coberto com substâncias variadas. Os vendedores ambulantes adotaram esta receita para, com o uso de alimentos baratos, para nutrir os mais pobres. Geralmente esta massa vinha acompanhada de toucinho, peixes fritos e queijo.

Esta iguaria da gastronomia italiana foi amplamente difundida em meados do século XIX, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Pizza Margherita.

A pizza desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos, celebrizando o bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo. Até 1950 este prato se restringia mais aos círculos italianos, mas a partir deste momento ela se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro. O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985, sendo reservado para este fim o dia 10 de julho.

Na Estância Turística de Itu, a grande influência da colônia italiana que tornou a cidade uma das mais italianas do Estado de São Paulo, há uma grande quantidade de cantinas e pizzarias.

Algumas pizzarias em Itu

Babbo Giovani – Rua Dr. José Elias, 121 – 11 2429-9755
La Bonna Pizzaria e Choperia -  Rua Barão do Itaim, 149 – Centro Histórico – 11 4023-1733
Nossa Pizza – Av. Caetano Ruggieri, 2945 – Parque N.S.da Candelária – 114013-0888.
Pizzaria Luis XV- Rua Paulo Eduardo Xavier de Toledo, 118 – 11 4403-8502
Ângelo Pizzas – Praça Padre Bento, 44 – 11 4013-0779
Brother’s Pizza Itu – Rua do Patrocínio, 473 - 11 2715-2877
Pizza Mais Itu – Rua Santa Rita, 317 – Centro – 11 4022-2500 – 96373-2728 – WhatsApp.

09/07/2021

 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br