11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2021

Dois Mercados Históricos – Itu e Campinas

Dois antigos e importantes mercados municipais do Estado de São Paulo: o de Campinas com 113 anos e o da Estância Turística de Itu com 115 anos de vida.
O Mercadão de Campinas está comemorando 113 anos de vida. Ele fica bem no meio da cidade e só perde em antiguidade, no Estado de São Paulo, para o da Estância Turística de Itu, cujo mercado municipal já completou 115 anos de atividades, localizado no meio do centro histórico da cidade.

O projeto do prédio de Campinas foi do arquiteto campineiro Ramos de Azevedo, o mesmo que ergueu o Teatro Municipal de São Paulo e o Mercado Municipal de São Paulo. O projeto do prédio de Itu é, também, atribuído ao mesmo arquiteto.

No início do século XX só havia o comércio de rua com alguns mercadinhos rudimentares. Itu e Campinas cresciam como centros culturais e comerciais e a construção de mercados era uma tentativa de oferecer aos comerciantes e ao público freqüentador melhor condição de atendimento.

Já na década de 1920, o historiador ituano Francisco Nardy Filho descrevia o prédio do Mercado Municipal como um "edifício amplo, claro, bem ventilado, com quartos para o talho, e venda de gêneros, grandes bancas para verduras, frutas e peixes e tudo com os preceitos higiênicos necessários".

Atualmente, os dois mercados são patrimônios históricos das duas cidades. Os dois prédios são tombados. O de Campinas pelo Condephaat (1983) e o de Itu pelo Condephaat e Iphan. Aliás, todo o centro histórico de Itu é tombado pelo Condephaat.
16/04/2021


www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br