11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Estância Turística de Itu expõe obras de arte em espaço público

Obra de arte gigante em avenida da Estância Turística de itu
Parceria entre Prefeitura e Fundação Marcos Amaro cria o Parque Escultórico Linear, um verdadeiro museu com peças de arte contemporânea a céu aberto e se torna a única cidade do país a dedicar espaço público a grandes esculturas, avançando no turismo cultural. Há muitas cidades brasileiras que se intitulam museus a céu aberto. Na verdade, abrigam igrejas históricas, museus, casarios coloniais bem preservados, tudo isso que Itu também oferece ao turista.
 
 

Através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura da Prefeitura da Estância Turística de Itu e a FMA (Fundação Marcos Amaro), a Avenida Galileu Bicudo está se tornando uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, expondo peças de arte contemporânea ao longo dos canteiros da via para livre apreciação do público. Serão 12 obras expostas em toda a avenida.

A idéia partiu da FMA, que disponibilizou esculturas de artistas renomados para serem distribuídas ao longo da Av. Galileu Bicudo. A curadoria do projeto selecionou obras com valor significativo no contexto nacional, servindo como uma ponte para o diálogo entre a Itu barroca e a arte moderna. A mostra é realizada sem nenhum custo aos cofres públicos.
A Fundação Marcos Amaro mantém em Itu a FAMA (Fábrica de Arte Marcos Amaro), instalada num antigo prédio que serviu à indústria têxtil São Pedro. O espaço abriga peças do acervo do artista e colecionador Marcos Amaro.

As exposições, de mostras fixas e temporárias, são focadas em arte contemporânea com ênfase no tridimensional. De visitação gratuita ao público, a FAMA também promove a produção e o fomento de arte, sendo uma referência nacional no segmento. Itu comemora, agora, a idéia de obras de arte gigantes pularem os muros da Fundação e passarem a fazer parte do cotidiano da vida da cidade que tem profundo respeito pelo turismo cultural.



 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br