11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Evandro Correia, teólogo ituano, tomou posse na Acadil

Em novembro, 23, a Academia Ituana de Letras deu posse a mais um membro, desta vez o ituano, Prof. Dr. Evandro Antonio Correia, de 51 anos.

Correia é Mestre e Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, onde viveu por catorze anos. Ali estudou Filosofia e Teologia. É também bacharel em Relações Internacionais (UNISO). A sua tese de doutorado é importante estudo jurídico sobre a Basílica romana de São Paulo, onde está enterrado o apóstolo. Ali também foi arquivista do precioso acervo documental.

Evandro Correia estudou música na UNESP, especializando-se em órgão de tubos, exercendo a função de organista da Basílica de São Paulo (Roma). Em Itu atuou como regente assistente do Coral Vozes de Itu.
Como pesquisador Evandro se especializou em temas ligados ao Direito Canônico, História da Igreja Católica, música brasileira, colaborando com o Museu da Música – Itu e com a Academia Ituana de Letras, da qual era associado correspondente desde 1997. Há diversas publicações de sua autoria nas edições da Revista da ACADIL. Colabora com o jornal A Federação.

Evandro foi eleito para ocupar a nova Cadeira 34 que tem como patrono um dos mais importantes conhecedores do Direito Canônico, na história do Brasil, o Mons. Ezechias Galvão da Fontoura, ituano, autor de diversos trabalhos na área e sobre a história paulista. Fontoura assistiu a inauguração do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio cuja efeméride dos 160 anos também será lembrada na cerimônia de posse.

O novo membro da Acadil foi saudado ela acadêmica Maria Lúcia de Almeida  Marins e Dias Caselli.
A sessão solene aconteceu no Salão do Anjo do Colégio Patrocínio. Na ocasião, houve uma homenagem póstuma à acadêmica Irmã Rita de Cássia Dantas, falecida em setembro. No evento, aconteceu o lançamento do livro “Educação Feminina no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio”, obra póstuma da  Profª. Maria Iza Gerth da Cunha, por iniciativa da ACADIL, com apoio cultural da STARRETT e das Lojas do Carmo.

Na ocasião, também foi promovido o lançamento do conjunto de postais comemorativos aos 160 anos da chegada de Madre Maria Theodora a Itu, pela artista Silvana Novelli, por iniciativa do Instituto Cultural de Itu. As publicações estarão à venda em prol do Centro Madre Theodora.  
A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores fundada em 1992, que agora conta com trinta e quatro membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.
 




 
www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor