11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Notícias

Fábrica de Arte Marcos Amaro expande exposição e amplia a dinâmica do turismo cultural de Itu

Bom público na inauguração das novas salas da Fábrica de Arte Marcos Amaro em Itu
A Fábrica de Arte Marcos Amaro instalada em uma área de 20 mil m², desde 2012, onde no século XX, fundada em 19/10/1910, funcionou a Fábrica São Pedro, importante pólo da indústria têxtil da Estância Turística de Itu, com relevância histórica e cultural para a região, acaba de expandir sua área de exposições de obras de arte contemporânea brasileira com três novas salas.

Disseminar a arte contemporânea brasileira é um dos pilares que regem a Fundação Marcos Amaro (FMA), com sede na Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), em Itu. A instituição, sob a direção de Raquel Fayad e curadoria de Ricardo Resende, mantém a exposição “O tridimensional na coleção Marcos Amaro”, que se expande conforme o crescimento do acervo.

Atualmente, são mais de 600 trabalhos que percorrem gerações distintas de artistas, do Barroco à arte contemporânea, incluindo nomes como Antônio Bandeira, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e outros em ascensão na cena artística do país.

Entre as novas obras expostas agora, destacam-se, na sala 3, um trabalho de Tunga – Vers La Voie Humide 2 (2013), junto à icônica tela “Fantasmagoria 20 (1978) de Iberê Camargo; Farnese, pintura da série “Semelhantes (1980), de Siron Franco e Pássaro, de Laura Lima e Zé Carlos Garcia.

Na Sala 4 estão os trabalhos Senzala (2011 - 2017), de José Resende, Sem título (s/d), de Amilcar Castro, e Se Vende (2008) de Carmela Gross - obra exposta na ArcoMadrid, na PinaEstação, em São Paulo, entre outros locais.
Na Sala 5 são apresentados Pássaro (2015 - 2018), de co-autoria de Laura Lima e Zé Carlos Garcia e Pelo Amor... (2018), de Maria Nepomuceno. O Galpão das Fardas, que ocupa área aberta da Fundação, abriga agora obras dos artistas José Resende, Mário Cravo, Nicolas Vlavianos e Renata Lucas e o espetacular “des/Construir sobre ruínas, um projeto inédito de Eduardo Frota.

Frota, artista plástico cearense, utilizou o Galpão do Urubu, onde antes funcionava o setor de tinturaria da fábrica de tecidos, para abrir uma cratera no piso de onde extraiu diversos tipos de objetos, quase uma pesquisa arqueológica, retirando escombros da construção e os pendurando no teto do galpão. O nome Galpão do Urubu se deve ao fato de um casal dessa espécie ter ninho nesse espaço, agora transformado em obra de arte.

A instalação, em forma de círculo, com um grande lago no centro, se torna um espelho d´água azul índigo, alimentada por um líquido verde que verte pela antiga chaminé da caldeira da usina. A instalação permanecerá na Fama até 1º de fevereiro de 2019.



Fábrica de Arte Marcos Amaro - FAMA
Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9 - Estância Turística de Itu
De quarta-feira a domingo das 10 às 17 h. - Entrada gratuita – (11) 3061-9312


 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br