11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Fundação Marcos Amaro traz Almeida Júnior, Geraldo de Barros, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral para A Estância Turística de Itu

Obra do ituano Almeida Jr. - descanso da modelo - 1885
No dia 13 de abril, com abertura prevista para as 11h, a Fundação Marcos Amaro (FAMA) inaugura em sua sede, na Estância Turística de Itu, três novas exposições com importantes nomes das artes visuais.

Curada por Aracy Amaral, a mostra Aproximações - Breve introdução à arte brasileira do século XX - reúne 60 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e fotografias que, justapostas, tornam possível a compreensão dos contextos sociais, políticos e, principalmente artísticos, em que foram produzidas.

A exposição traz trabalhos de importantes nomes da arte brasileira, de Almeida Junior a Geraldo de Barros, passando ainda pelos mais célebres modernistas, entre os quais se destacam Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

Ainda no dia 13, Rodrigo Sassi, quarto nome contemplado pelo Edital de Ocupação FAMA, apresenta Tríptico, uma instalação escultórica que ocupa o entorno da antiga casa de energia da Fábrica São Pedro. O artista também exibe a faceta documental de seu processo de criação.

A Fundação também estréia Utopia de colecionar o pluralismo da arte, nova exposição permanente de seu acervo, com as mais recentes aquisições de obras de expoentes da cena artística do país. Com curadoria de Ricardo Resende, ficarão reunidos nessa mostra trabalhos de Carmela Gross, Leda Catunda, Luiz Zerbini, Frida Baranek, Arjan Martins, Maria Nepomuceno, Saint Clair Cemim e Eduardo Berliner.

A sede da Fundação, onde funciona a Fábrica de Arte Marcos Amaro, fica na Estância Turística de Itu, cerca de 90 km de São Paulo, em uma área de 20 mil metros quadrados, onde no século XIX funcionou a Fábrica São Pedro, importante pólo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região. O espaço não é apenas expositivo, mas também abriga ateliês, ocupações e residências artísticas promovidas por meio de editais.

Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, na Estância Turística de Itu.



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br