11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2021

Instituto Cultural de Itu – Fevereiro de 2021 – Boletim Nº 26

BIBLIOTECA HISTÓRICA PADRE LUIZ D’ELBOUX  
IGREJA DO BOM JESUS
Instituto Cultural de Itu – Fevereiro de 2021 – Boletim Nº 26


 
Coro do Bom Jesus recorda sua antiga organista

Em 13 de fevereiro o Coro do Bom Jesus participou da missa em memória dos vinte anos do falecimento da Profª Anna Escobar de Moraes Lima, organista do grupo entre 1977 e 1987. O repertório musical estava, sobretudo, relacionado ao compositor ituano Elias Álvares Lobo de quem Anna Escobar foi a pioneira na recuperação de obras musicais, justamente para o Coro do Bom Jesus. Nos próximos meses outras atividades lembrarão o centenário de seu nascimento.

Arquivo Histórico
Dentre os preciosos documentos preservados no Bom Jesus encontramos um livro caixa, iniciado em janeiro de 1906, com anotações sobre valores pagos como espórtulas das missas. Mês a mês o livro relaciona os Jesuitas residentes em Itu, a quantidade de missas celebradas e valores recebidos pela comunidade. Esse tipo de documentação revela, entre outras coisas, o grande movimento religioso em torno do Apostolado da Oração àquele tempo e as dificuldades materiais dos missionários.

Biblioteca – obra rara
“A Semana Santificada” é uma das publicações da Typographia do Apostolado, que existiu na igreja do Bom Jesus entre 1895 e 1927. Organizada pelo Padre Taddei para imprimir a revista Mensageiro do Coração de Jesus, também foi responsável pela edição de livretos católicos como este que traz os nove ofícios em honra e desagravo do Sagrado Coração de Jesus e foi publicado em 1905. Geralmente estes textos eram de autoria dos próprios jesuítas de Itu, cuja residência, instalada junto à igreja do Bom Jesus, funcionava como casa de escritores.
 

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br