11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

Interdição parcial da igreja do Bom Jesus em Itu

Igreja do Bom Jesus em Itu sofrerá intervenções de conservação.
BIBLIOTECA HISTÓRICA PADRE LUIZ D’ELBOUX  -  IGREJA DO BOM JESUS 
 
INSTITUTO CULTURAL DE ITU - DEZEMBRO DE 2.020 – Nº 25 

Interdição parcial da igreja do Bom Jesus em Itu

A partir de dezembro a  Igreja do Bom Jesus está parcialmente interditada para proteção dos visitantes. O madeiramento do telhado da capela mor do templo está em estado precário de conservação. Desta forma as atividades religiosas só estão sendo realizadas no Santuário Nacional do Apostolado da Oração às quartas e sextas-feiras.

Não haverá missas aos finais de semana nos próximos meses para evitar aglomeração. A igreja do Bom Jesus foi inaugurada em 1765 e passou por diversas intervenções de conservação ao longo da história. O Santuário é de 1904.  
  
Arquivo histórico passará por reacondicionamento 
 
                          
A partir de  janeiro do próximo ano o arquivo histórico da Igreja do Bom Jesus,  sob a guarda da Biblioteca Histórica, passará por higienização e  reacondicionamento. O material guarda livros e documentos das  associações religiosas, da igreja e de alguns padres jesuítas que  viveram e trabalharam na Residência anexa à igreja entre 1880 e 1990. 
                            
O tratamento deve levar alguns meses e será financiado pelo Instituto  Cultural de Itu, associação cultural mantenedora da Biblioteca. Dois  profissionais estarão à frente das atividades.  
 
Acervo – obra rara 
 
“Cartas da Europa” é o título da obra escrita pelo Dr. Adolpho Augusto Pinto (1856-1930), ituano, primeiro aluno matriculado no Colégio São Luís, engenheiro formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro e que dirigiu  
por muitos anos a Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
 
O livro é uma descrição de cidades que conheceu, como Lisboa, Sevilha, Lourdes, Roma, Nápoles, Veneza e Milão. Esse roteiro, em cartas a amigos, foi uma publicação com vistas a programar benfeitorias no Brasil através do desenvolvimento das linhas férreas. A edição da Vanorden Impressora é de 1907.  
 
Memória – Padre Thiago Bondi (1853-1930) 

Italiano, era natural de Valmozzola.  Entrou para a Companhia de Jesus em 1880, já sacerdote. Fora pároco de Romania, na  Dalmácia (Bálcãs) por doze anos. Chegou ao Brasil vindo para a Igreja do Bom Jesus  em 1912 atuando até 1917. Nesse tempo foi o responsável pela biblioteca da casa. 

Depois foi à missão de Nova Trento (SC). Retornou a Itu em 1926 para ser confessor e  capelão no Conventinho. A 15 de maio de 1930 foi encontrado morto, em seu quarto na  igreja do Bom Jesus, vítima de infarto. Não localizamos ainda um retrato dele.
 



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br