11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2018

Itu esta dentro do programa federal “Internet para Todos”

A Prefeitura de Itu acaba de aderir (12/03) ao programa “Internet para Todos” do Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que, inicialmente, atingirá 2.471 cidades, em todo o país, que se beneficiarão do uso do satélite geoestacionário, gerido pela Telebras, para garantir conectividade de internet em banda Ka em áreas desatendidas. 

Dessa forma, o Governo pretende democratizar o acesso à informação e aos serviços públicos disponíveis on line. O programa instala torres que vão receber internet via satélite para serem distribuídas nos municípios a critério das Prefeituras. Em Itu, As regiões cadastradas para o programa “Internet para Todos” são Cidade Nova, Pedregulho, Portal de São Thiago, Vale das Brisas e Varejão.

A adesão das prefeituras se dá sem custos diretos, embora caiba aos municípios prover local para a instalação das antenas e cuidar da segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica. 

O programa já conta com isenção tributária na oferta das conexões, cuja promessa é de que a cobrança dos usuários particulares será com preço reduzido em relação à média do mercado, conforme informa o Ministério.

A expectativa, é que as antenas para conexões em banda larga do “Internet para Todos” comecem a ser instaladas a partir do próximo mês de maio, em grande parte dos municípios. A meta do projeto é, também, levar internet em alta velocidade, sem custo, para as escolas públicas, hospitais e postos de saúde, combatendo a “exclusão social” provocada pela falta de conectividade em algumas regiões do país.

A Telebras terceirizou a operação do programa para a empresa americana Viasat, em acordo que destina a ela 100% da capacidade em banda Ka do satélite geoestacionário de defesa e comunicações, ou seja, 58 Gbps.



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br