11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Marcio Pitliuk, estudioso do holocausto, toma posse na Acadil

Marcio Pitliuk, novo acadêmico da Academia Ituana de Letras
No próximo sábado tomará posse como membro da Academia Ituana de Letras, da Estância Turística de Itu, o escritor Marcio Pitliuk, um dos maiores especialistas brasileiros no episódio do Holocausto, durante a 2ª Guerra Mundial. Atuante no meio intelectual como teatrólogo, cineasta e palestrante, Marcio realizou dois longas-metragens e três curtas-metragens sobre o tema, com destaque para “Marcha da Vida” e “Sobrevivi ao Holocausto”.

É um dos curadores do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto (em São Paulo). Publicou catorze livros, com destaque para “Iidiche Mamma Mia” (Ed. Globo, 1996), “O homem que venceu Hitler” (Ed. Guttemberg, 2012) e “Marcha da Vida” (Ed. PitCult, 2009). É o representante brasileiro no Yad Vashem, maior museu do Holocausto no mundo, sediado em Jerusalém.

Eleito em 23 de fevereiro para a Cadeira nº 04 o escritor, que atualmente vive em Itu, fará o elogio ao seu patrono, o Dr. Benedito Lázaro de Campos, e aos primeiros ocupantes, Acadêmicos João Antonio Motta Navarro e Silvia Virginia Czapski. A cerimônia será realizada no Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669), no próximo sábado, 15 de junho, às 19h30.

Na ocasião, a Academia Ituana de Letras fará também o lançamento do livro “Obra Poética”, reunião inédita de escritos do Dr. Benedito Lázaro, escritor que atuou de maneira sensível na vida educacional e cultural de Itu. Os textos, preservados pelo seu filho Dr. Sérgio de Campos, foram editados pela ACADIL e serão lançados pelo selo Foxtablet. O apoio cultural vem da Senpar Terras de São José.  

Durante o evento solene, aberto ao público, será prestada homenagem póstuma à acadêmica Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, fundadora da ACADIL, que faleceu no dia 24 de maio.  

A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, que conta com trinta e dois membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.


 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br