11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Maria-fumaça entre São Roque e Mairinque será reativada para o turismo

A linha São Roque-Mairinque já tem maria fumaça em testes.
As Estâncias Turísticas de Itu e Salto estão desenvolvendo um projeto de trem turístico que começou em 2017 e que continua na pauta dos dois municípios. Agora, surge a novidade da implantação de outro empreendimento que começa a tomar corpo entre as cidades de São Roque e Mairinque que poderá prejudicar o Trem Republicano entre Itu e Salto.

Segundo o Jornal São Roque Notícias, a maria-fumaça que liga São Roque e Mairinque foi tema de uma reunião do Prefeito de São Roque com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. O trabalho permitirá a recuperação dos 16 km de trilhos entre as duas cidades. A Maria Fumaça puxará três vagões turísticos e já esta em fase de testes.

De acordo com a prefeitura, o plano, agora, é a abertura do pontilhão da Rodovia Quintino de Lima e a recuperação do trecho da linha férrea, visando à reativação dos trens turísticos puxados por máquinas conhecidas por marias-fumaças.

Ainda de acordo com a administração municipal, o objetivo agora é trazer uma equipe de engenharia da Rumo/ALL para São Roque para o trabalho de atualizar os projetos estrutural e orçamentário de recuperação do trecho.
Os próximos passos serão as obras e serviços necessários e, quando prontos, devolvê-los à CPTM para que esta faça a concessão de uso para a Prefeitura de São Roque. A CPTM também se comprometeu, durante a reunião, em adiantar os processos jurídicos referentes à concessão.



www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br