11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Membros do Comtur de Itu avaliam obras de restauro do mercado

Membros do Comtur Itu visitaram as obras do Mercado Municipal
No último dia 16 de julho, membros do Conselho Municipal de Turismo de Itu, em companhia do Secretário de Turismo, Vinicius Salton e da Diretora do órgão, Célia Toledo, visitaram o Mercado Municipal e constataram o avançado estado da obra de revitalização, com previsão de conclusão ainda no segundo semestre de 2019. O investimento é da ordem de R$ 4,8 milhões, verba do DADE, Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas do governo do Estado de São Paulo.
 
O projeto de revitalização do “Mercadão”, que mantém as características originais de sua fachada, aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) causa entusiasmo entre os comerciantes que operavam no antigo prédio e que logo voltarão às suas atividades num ambiente moderno com 16 boxes confortáveis, novas instalações elétricas e hidráulicas, diversos banheiros e ar condicionado.
 
O projeto prevê, também, a revitalização do entorno do Mercado, inclusive da Praça da Bandeira, oferecendo mais conforto aos usuários e turistas que, com certeza também se interessarão pela obra histórica do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o mesmo que criou o Teatro Municipal de São Paulo, a Pinacoteca do Estado, o Mercadão de São Paulo, entre outras obras.
 
Para se ter uma idéia do seu valor, o Mercado Municipal de Itu, que completou, no último dia 14 de maio 114 anos de existência, foi pioneiro em relação à instalação de mercados municipais no interior do Estado.
 
Para o Secretário Vinicius Salton, o centenário Mercadão se tornará numa nova atração turística de Itu, além de beneficiar a população com gêneros alimentícios de qualidade. O Presidente do Comtur, Ângelo Antônio Donadio, classificou a visita como muito positiva, pois a obra é um grande benefício para a população, além da importante preservação de um prédio histórico de Itu.

  


www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br