11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2021

Memorial do Apostolado da Oração de Itu já pode ser visitado

BIBLIOTECA HISTÓRICA PADRE LUIZ D’ELBOUX
IGREJA DO BOM JESUS - INSTITUTO CULTURAL DE ITU  
ABRIL DE 2.021 – Nº 27
 
Memorial do Apostolado da Oração de Itu já pode ser visitado  

O espaço cultural da igreja do Bom Jesus está reaberto à visita depois de ficar fechado no período agudo da pandemia. Entre fotos, documentos e textos, pode-se compreender melhor a fundação do primeiro centro do Apostolado da Oração, pelo padre Taddei, há 150 anos e outros aspectos da trajetória da igreja do Bom Jesus. Organizado pela Biblioteca História o espaço foi inaugurado em 2017. Visita gratuita de 3ª a domingo das 7h às 12h e das 14h às 17h. 

Arquivo histórico – Uma bênção apostólica enviada pelo Papa Pio XII é um  documento importante conservado no arquivo histórico da igreja do Bom  Jesus. Ela foi encaminhada ao padre William Godding em 1958, quando ele liderava a campanha do Terço em Família.

Godding foi um jesuíta inglês que viveu em Itu entre 1966 e 1983. Seu irmão padre Robert, também jesuíta, foi um dos músicos atuantes em Itu por décadas. Os irmãos se destacaram como lideranças religiosas junto às irmandades da  igreja do Bom Jesus, inclusive do Apostolado da Oração. Ambos estão sepultados no cemitério municipal local. 

Biblioteca – obra rara – Em 1903 a Typographia do Apostolado publicou a “vida do venerável padre Claudio de la  Colombiere”, para divulgar a trajetória do confessor de Santa  Margarida Maria Alacoque, cujas visões do Coração de Jesus, em  Paray le Monial, deram suporte à devoção depois desenvolvida pelo  Apostolado da Oração.

Canonizado em 1992, Colombiere (1641-1682) era francês e também viveu na Inglaterra de onde foi expulso por defender a Igreja de Roma. Esta foi, possivelmente, a sua primeira biografia publicada no Brasil. 

Memória  

O interior da Igreja do Bom Jesus, em 1908, foi ricamente decorado para a Sessão Magna da Associação das Damas de Caridade, encontro presidido pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti com participação do Padre Bartolomeu Taddei. Além das imagens do Sagrado Coração de Jesus e São Vicente de Paulo em altares especiais, foram criados espaços para os pregadores e para a assistência, formada por lideranças das associações católicas da cidade.

30/04/2021


Raul Machado Carvalho – Editor
www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br