11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

Museu da Música da Estância Turística de Itu completa 13 anos

Museu da Música - Itu - fundado em 12 de dezembro de 2007 comemora 13 anos de existência.
No próximo domingo, dia 13 de dezembro, estará disponível no site do Museu da Música – Itu - www.museudamusicaitu.com.br - a mostra virtual “Luciano Francisco de Lima – o homem, a cidade, a memória”. É um evento comemorativo dos 13 anos de fundação do Museu da Música que guarda em seu acervo um conjunto significativo de objetos, documentos e imagens relacionados ao cidadão Luciano de Lima. 
 
Luciano (1820 – 1897), de quem lembramos o bicentenário de nascimento,  foi tenente da Guarda Nacional e um cidadão envolvido com causas de sua terra, incluindo a construção de monumentos. Porém seu nome e sua memória quase desapareceram, não fosse o cuidado de seus descendentes, o médico Deodoro de Moraes Lima e a esposa Anna Escobar de Moraes Lima. 
 
Anna Escobar de Moraes Lima (1921 – 2001) foi professora, pianista e organista em São Paulo e Itu. Deixou um importante legado à cidade em torno da preservação da memória local. Além de textos e documentos que ela guardou o Museu da Música também preserva suas partituras e a biblioteca do casal. 
 
A mostra é resultado de alguns meses de pesquisa e levantamento de fontes no acervo da instituição.  Traz imagens inéditas de objetos da coleção e narra a sua relação com a história de Itu. Discute também como a memória de um personagem pode ser lembrada ou esquecida. 
 
Com este evento o Museu da Música e o Instituto Cultural de Itu abrem as celebrações do centenário de nascimento de Anna Escobar, com diversas atividades até novembro de 2021. 
 
Visite o site www.museudamusicaitu.com.br, a partir de 13 de dezembro, e conheça mais um episódio significativo da história de Itu. 

E-mail:  museudamusicaitu@gmail.com

 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br