11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Museu da Música de Itu discute obra do Padre Jesuíno do Monte Carmelo

sede do museu da música em Itu
No próximo domingo, dia 17 de fevereiro, o Museu da Música de Itu inicia a série de DIÁLOGOS 2019, desta vez discutindo a obra musical do Padre Jesuíno do Monte Carmelo. Falecido há 200 anos, sua participação na vida cultural de Itu, na passagem dos séculos XVIII e XIX marcou o início da grande produção musical para o Catolicismo local, que teve continuidade até o início do século XX com, pelo menos, quatro gerações de compositores.
 
O Estado de São Paulo é muito rico em templos católicos que, além de servirem para oração e cultos, também são verdadeiros acervos de arquitetura e de obras de arte. Na Estância Turística de Itu, por exemplo, as pinturas de estilo barroco do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior, dois expoentes da arte ituana, que ornamentam a igreja da Candelária, elevada à categoria de monumento nacional, são exemplos vivos que atraem turistas de todas as partes.
 
Itu se destaca na cultura religiosa, pois não só abriga obras materiais, mas, também, obras imateriais como a música, especialmente a de estilo sacro que transitou na vida cultural da cidade nos últimos três séculos. Itu, que acaba de comemorar 409 anos de fundação, é a cidade do interior paulista que preserva o maior conjunto de obras musicais dos séculos XVIII e XIX, no acervo do Museu da Música.
 
Jesuíno Francisco de Paula Gusmão (1764-1819) nasceu em Santos e passou toda a vida adulta em Itu, salvo o tempo em que estudou para ser ordenado padre, vivendo em São Paulo. Foi compositor, cantor, instrumentista, arranjador, além de pintor, escultor e arquiteto. Dedicou-se ao sacerdócio como pregador e líder espiritual da comunidade da Igreja do Patrocínio, em Itu. Algumas de suas obras artísticas são tombadas pelo IPHAN como patrimônio nacional.  
 
Já a obra musical é de descoberta recente, nas décadas de 1960 e 70, pelo musicólogo Regis Duprat e transcrição da Prof. Lenita Nogueira.
 
O encontro, chamado “A obra musical do Padre Jesuíno do Monte Carmelo”, será conduzido pelo Prof. Luís Roberto de Francisco, pesquisador do Museu da Música – Itu – que é mantido pelo Instituto Cultural de Itu e que está aberto a visitas todos os domingos, entre 9h e 13h.
 
 
O Diálogo, que discutirá a obra musical do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, acontecerá no Museu da Música – Itu - 17/02/2019 às 10 h.
Rua Floriano Peixoto, 480 – Centro Histórico - Entrada franca.
 
 

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br