11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Museus da USP poderão ser privatizados, inclusive o Museu Republicano de Itu

Museu Republicano de Itu poderá ser privatizado.
O jornal Estado de São Paulo informa hoje (18/03) que o Governo do Estado e USP estudam modificar a gestão do Museu Paulista (Museu do Ipiranga) que é um modelo 100% estatal e que, segundo o Secretário de Cultura Sérgio Sá Leitão, com gestão feita diretamente pela universidade, não funciona.

Entre as possibilidades de novo modelo de administração do Museu e de seus apêndices, como o Museu da República e a Biblioteca da República de Itu, são consideradas: fundação, organização social e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), segundo o secretário Leitão.

Secretarias envolvidas e a universidade vêm discutindo, em uma série de reuniões, o novo modelo e a data de transferência. A preocupação do Governo é concluir as reformas necessárias no Museu do Ipiranga, fechado desde 2013, para reabri-lo ao público até setembro de 2022, na celebração do bicentenário de Independência do Brasil.

Para o Secretário de Cultura, todos querem que o Museu do Ipiranga tenha uma gestão profissional. “O modelo 100% estatal de gestão de museus e centros culturais não funciona”, disse. E concluiu que “não há um exemplo de instituição que funcione com qualidade e excelência que tenha esse modelo. O problema é que o órgão público tem uma programação de verbas que esta dentro do orçamento geral. Então se for preciso tirar dinheiro do Museu para pagar o salário dos professores da USP, por exemplo, isso vai acontecer e o museu vai sofrer”.

Ainda, segundo O Estado de São Paulo, caso seja oficializada uma nova logística de gestão, o governo fará um acordo com a universidade para que os assuntos de ensino e pesquisa sejam mantidos com a USP. Uma administração privada poderia transformar os Museus do Estado em entidades lucrativas com sustentabilidade e manter até áreas de eventos e outras fontes de renda.



 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br