11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

No Museu da Música “O erudito e o popular na festa de São Benedito”

No próximo domingo, dia 24 de novembro, a partir das 10h30, o Museu da Música – Itu discutirá o papel da música na festa de São Benedito no século XIX. O tema do Diálogo está relacionado com a celebração do Dia da Consciência Negra e terá como participantes os professores Luís Roberto de Francisco e Marco Rafael Ribeiro, pesquisadores da instituição. 
 
A antiga festa de São Benedito, realizada no Convento Franciscano São Luís de Tolosa, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos XVII e XVIII em Itu (destruído por um incêndio) contava com dois momentos significativos: a reza, dentro da igreja e o samba de roda, na parte externa, realizado por cerca de trinta anos no Pátio de São Francisco.
 
As linguagens e personagens distintos desses eventos serão postos em paralelo a fim de compreendermos melhor a dinâmica da festa e a riqueza cultural relacionada a ela. O Museu da Música preserva partituras originais executadas nessa festa, de autoria de Tristão Mariano da Costa. 
 
Com entrada gratuita, na ocasião, será aberta a exposição “O erudito e o popular na festa de São Benedito”, com objetos, instrumentos musicais e relatos sobre os eventos.
 
O Museu da Música – Itu tem sede à Rua Floriano Peixoto, 480 e está aberto a visitas aos domingos, entre 9h e 13h. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu. Outras informações pelo site: www.museudamusicaitu.com.br
 


 
www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor