11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

NOTÍCIAS DO MUSEU DA MÚSICA - Edição de número 100

Esta é a centésima edição do Boletim do Museu da Música. O primeiro exemplar saiu em 14 de março de 2010 com notícias sobre o concerto do Coral Vozes de Itu, com obras do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, abrindo as celebrações dos 400 anos da Estância Turística de Itu. Criado com apoio do associado Vinícius Gavioli, durante seis anos, o Boletim tinha frequência  mensal. Hoje, tem edição bimensal, enviada para cerca de 800 contatos através de correio eletrônico e mensagens de whatsApp.
 
Diálogo e exposição celebraram centenário de Helena de Francesco
 
O dia 3 de janeiro marcou o centenário de nascimento da Profa. Helena de Francesco (1920 – 2000), antiga cantora do Coro do Bom Jesus. Sua dedicação em manter vivo o repertório tradicional da Igreja permitiu que os antigos livros, publicações e manuscritos chegassem ao acervo do Museu da Música. Após a missa cantada, na Igreja do Bom Jesus, com participação do atual Coro do Bom Jesus, houve diálogo e abertura de exposição de quadros de sua autoria. A mostra fica aberta até maio de 2020.
 
Música do Padre Jesuíno no Museu de Arte Sacra  
 
Durante a abertura da exposição “Pintura e música na arte colonial paulista: Jesuíno do Monte Carmelo”, em 25 de janeiro, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (Mosteiro da Luz) recebeu Coral Vozes de Itu para apresentação de obras do artista. O repertório encontrado na década de 1960 por Regis Duprat e transcrito pela Profa. Lenita Nogueira tem sido divulgado pelo grupo ituano desde. Em 2007 o coral o levou a Santos, terra do Padre Jesuíno. O evento foi parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Itu.
 
Caminhada Histórica em Itu  
 
Na manhã de 9 de fevereiro, ainda celebrando os 410 anos da cidade, uma Caminhada Histórica foi realizada, iniciativa do Museu da Música e da Secretaria Municipal de Cultura com a presença do Coral Vozes de Itu e do ator Juliano Mazurchi. Visitando cinco pontos históricos, o evento pretendeu comunicar a obra musical do Padre Jesuíno ao patrimônio cultural de Itu. Trechos do Elogio ao Padre Jesuíno, escrito pelo Regente Diogo Feijó, deram vida e significado ao artista, considerado o mais antigo compositor local. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento ao longo do trajeto que percorreu o centro histórico ituano.
 
PRÓXIMOS EVENTOS
 
Diálogo no Museu da Música – No domingo, 16 de fevereiro, Michel de Oliveira participará da série Diálogos, no Museu da Música, com o tema “Rap, Hip Hop e suas transformações socioculturais”, abordando a linguagem e a contribuição do gênero musical em nossa região. Início às 10h30, na sede do Museu da Música com entrada gratuita.
 
Semana Santa – O Coral Vozes de Itu está se preparando para participar das mais tradicionais cerimônias da semana santa do Estado de São Paulo, realizadas em Itu. Na ocasião serão apresentadas obras de compositores ituanos, preservadas e restauradas pelo Museu da Música.




www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho - Editor