11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Notícias do Museu da Música – maio/junho 2019

SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

Um dos eventos que marcaram a Semana Nacional dos Museus em Itu foi a exibição do filme “One week” no Museu da Energia, em parceria com o Museu da Música. Na noite de 16 de maio reuniram-se alunos do curso de História (CEUNSP) e cantores do Coral Vozes de Itu, além de bom público para a exibição do curta metragem mudo. Os arranjos e toda a elaboração da trilha sonora ao vivo foram feitos pelo maestro Daniel Guimarães e músicos acompanhantes. Antes do evento houve uma pequena introdução sobre o filme e o repertório, pelos Professores Fernanda Cobo e Luís Roberto de Francisco.
 
Cortejo da Bandeira do Divino

No domingo, 02 de junho foi realizado o Cortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo, iniciativa do Núcleo Cultural da Folia do Divino de Itu, com apoio da Secretaria de Cultura e participação do Coral Vozes de Itu cantando as jaculatórias do maestro Elias Álvares Lobo. A chuva fina não impediu que a os sete pousos, a partir do Museu da Música, recebessem a reza e cantoria dos violeiros. Os doces doados foram encaminhados às 120 crianças do Lar Escola Santo Inácio.
 
Faleceu em Itu a Curadora do Museu da Música – Profª. Sioli
 
Faleceu em Itu, no dia 24 de maio, a Profa. Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, Curadora do Museu da Música – Itu. Natural de Amparo mudou-se para Itu com a família na juventude. Licenciada em Pedagogia, atuou na rede de ensino público estadual e particular como professora, coordenadora e diretora. Foi a primeira Secretária Municipal de Cultura de Itu (1989-1992). Fundou e dirigiu associações como a Academia Ituana de Letras, o Quarteto Tristão Jr., o INEVAT e o Museu da Música. Foi presidente da Associação Cultural Vozes de Itu e grande artífice na recuperação de obras musicais do patrimônio local. No segundo semestre haverá um evento, iniciativa das entidades ituanas, em sua homenagem.
 
 
Concerto histórico lembra arte ituana e o Padre Taddei
 
Mais um concerto histórico foi realizado pelo Coral Vozes de Itu em parceria com o Museu da Música e a Secretaria Municipal de Cultura, na Igreja do Bom Jesus. Desta vez o repertório lembrou a trajetória da música ituana do século XVIII ao séc. XX, com obras de Jesuíno do Monte Carmelo, Miguel Dutra e Perosi. O evento aconteceu em 8 de junho, na Igreja do Bom Jesus. 
 
Revista Mensageiro é tema de diálogos no Museu da Música
 
No dia 9 de junho, domingo, o Museu da Música realizou mais um evento da série Diálogos, desta vez com o Prof. Adriano Thomaz de Oliveira que apresentou sua pesquisa com o tema “O Catolicismo de Influência na revista Mensageiro do Coração de Jesus – 1896/1897”. A revista, fundada em Itu, pelo Padre Bartolomeu Taddei é um dos mais influentes meios de comunicação católica no Brasil atual.
 
Tradição à moda da viola - Exposição fica em cartaz até setembro
 

No domingo, 18 de maio o Museu da Música fez a abertura da mostra “Tradição à moda da viola” seguida de um Diálogo sobre a Reza de São Gonçalo na região ituana, pelos profs. Marco Ribeiro e Natan Coleta. Participaram os músicos Leonardo e Pedro Silveira. A exposição ficará em cartaz até setembro e contempla não só instrumentos e repertório musical mas também a ação educativa já realizada pelo Museu da Música sobre o gênero popular paulista.
 
Museu da Música visita o Regimento Deodoro
 
O Museu da Música, em 22 de maio, juntamente com o Museu do Quartel, promoveu visita mediada ao espaço do antigo Colégio São Luís, hoje Regimento Deodoro, para exemplificar aos alunos do 3º semestre do curso de História (CEUNSP) o método pedagógico dos Jesuítas. Após a fala do Prof. Luís Roberto de Francisco houve visita às instalações militares, mediada pelo coordenador do museu, Eduardo Martins.