11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Nova acadêmica toma posse na Academia Ituana de Letras

Gisele de Moura Scaravelli, jornalista ituana, tomará posse como nova integrante da Academia Ituana de Letras no próximo sábado, dia 9/02 em cerimônia no Museu da Energia, na Rua Paula Souza, 669, no centro histórico da Estância Turística de Itu, às 19h30.
 
A nova acadêmica é graduada em Comunicação Social e licenciada em História. Dedica-se à divulgação do patrimônio cultural das cidades da região, como Itu, Salto e Indaiatuba, concentrando-se no patrimônio imaterial e tradições populares. Os meios culturais da Estância Turística de Itu destacam seu trabalho de pesquisa sobre a Semana Santa de Itu, intitulada Adoremus.
 
Atualmente, também se dedica ao estudo da vida e obra do escritor Nelson Werneck Sodré, um dos patronos da Acadil.   
 
Eleita em 10 de novembro de 2018 para a Cadeira nº 06, Gisele fará o elogio ao seu patrono, o Jornalista Joaquim Leme de Oliveira Cesar, e aos primeiros ocupantes, Acadêmicos Ednan Mariano Leme da Costa e Mylton Ottoni da Silveira. Na sessão solene, aberta ao público, a nova Acadêmica será saudada pelo Acadêmico Luís Roberto de Francisco.
 
Por feliz coincidência, a obra que liga seu patrono a Itu, as “Notas Históricas de Itu”, primeiro trabalho memorialístico sobre a cidade, está completando 150 anos. O evento também é comemorativo desse sesquicentenário.
 
A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, que conta com trinta membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.


 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br