11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Nova Exposição na FAMA: A Arte como construção de mundos

Estátua de Bispo do Rosário em sua terra natal, Japaratuba, Sergipe.
A Fábrica de Arte Marcos Amaro(FAMA), na Estância Turística de Itu, abre uma nova exposição de longa duração – As coisas do mundo, no próximo dia 7 de setembro e que ficará aberta em suas instalações por um ano - Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Vila São Francisco
(11) 4013-4266.

A mostra inclui obras de Bispo do Rosário, uma individual de Pola Fernandez, resultado de uma residência no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro e uma coletiva com obras de artistas que foram tocados pela obra de Bispo: Carmela Gross, Louise Bourgeois, Nazareth Pacheco e Sonia Gomes.

Artur Bispo do Rosário nasceu em Sergipe e faleceu em 1989 no Rio de Janeiro. Pintor, escultor e artista visual é consagrado como referência da Arte Contemporânea brasileira. Foi diagnosticado como esquizofrênico-paranóico. Viveu 50 anos na Colônia Juliano em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Seminário Internacional

Na ocasião da abertura da exposição, no dia 7 de setembro, será realizado, das 9,30 h às 17 h, o “Seminário Internacional: A arte como construção de mundos“. O encontro tem como objetivo apresentar para o público a enorme riqueza e diversidade de artistas portadores de sofrimento psíquico no Brasil e no mundo, ligados ao movimento inicialmente nomeado pelo pintor francês Jean Dubufett como Art Brut, e debater sobre a beleza e a força contida na produção das obras de artistas que vivem em asilos.

O Seminário contará com a participação de Elisabeth Telsnig (curadora, doutora em História da Arte e representante do trabalho do artista austríaco Josef Hofer); Savine Faupin (curadora-chefe responsável por Arte Bruta no Museu de Arte Moderna, Contemporânea e Arte Bruta de Lille, França); Tânia Rivera (psicanalista, doutora em Psicologia e professora da Universidade Federal Fluminense) e Raquel Fernandes (diretora geral do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea do Rio de Janeiro). A conversa será mediada por Ricardo Resende (curador da Fundação Marcos Amaro e do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea).Parte inferior do formulário

 
Local: FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro
Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Vila São Francisco, em Itu
Fone: (11) 3064-3556

Apoio – Galeria Estação (São Paulo)
Organização - Arte!Brasileiros – Site que valoriza a cultura nacional
Realização – FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro – Itu

TEXTO NO SITE DO MINISTÉRIO DO TURISMO
Este texto esta no site do Ministério do Turismo no endereço abaixo:
http://www.turismo.gov.br/agenda-eventos/views/index.php    -  Entrar em IR PARA BUSCA - Procurar a data de 7 de setembro de 2019 onde esta a matéria:  
Nova Exposição na FAMA: A Arte como construção de mundos

 






www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br