11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Notícias

Obras de restauro do Mercado Municipal de Itu em ritmo acelerado

Obras de restauro do Mercado Municipal de Itu
Os lojistas do Mercado Municipal da Estância Turística de Itu acabam de ser informados pela Prefeitura que, durante o período de restauro do local, estarão isentos da cobrança de taxa de permissão de uso. Além disso, também foram favorecidos por uma infra-estrutura para dar continuidade ao trabalho ao longo das obras. O novo espaço dispõe de 20 boxes instalados ao lado do prédio do mercado que contam com reforço da segurança pela Guarda Civil Municipal.

O restauro do Mercado Municipal está sendo realizado com recursos de aproximadamente R$ 4,5 milhões, obtidos junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dade) do Governo Estadual. O projeto conta com aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As obras de restauro ocorrem em conformidade com o grau de tombamento pelo Condephaat e contemplarão o Mercado Municipal com boxes revitalizados, sanitários adequados e ar condicionado central. Toda a fiação e rede de água e esgoto também serão substituídas.

Mercadão de Itu – prédio centenário e histórico

Na época da sua construção, projetado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o mesmo que criou o Teatro Municipal de São Paulo, a Pinacoteca do Estado, o Mercadão de São Paulo, entre outras, a obra de Itu foi pioneira em relação à instalação de mercados municipais no interior do Estado.

Com 113 anos de vida, o Mercadão de Itu, inaugurado em 14 de maio de 1905, esta sendo totalmente recuperado tanto na área interna como em seu exterior. O novo espaço público contará com 16 boxes, banheiros, ar condicionado, além de uma nova aparência no seu entorno. Dessa forma, o centenário Mercadão se tornará numa nova atração gastronômica e turística de Itu, além de beneficiar a população com gêneros alimentícios de qualidade, de produção local.


 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br