11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Palestra na Prefeitura: como enfrentar o câncer infanto-juvenil

No próximo dia 4 de setembro, às 19 horas, no auditório da Prefeitura da Estância Turística de Itu, Naima Khatib - Coordenadora de Projetos e Marketing, do Hospital de Amor de Barretos, especialista no assunto, será a responsável pela palestra, aberta ao público, e pelo alerta à sociedade de que a rapidez no atendimento do jovem paciente permitirá grande chance de cura.

Poucos sabem que o câncer entre crianças e jovens é muito mais freqüente do que se imagina. O tipo mais comum é a leucemia, quase 35% dos casos. Nesse sentido, a palestrante vai informar que ao se diagnosticar a doença de forma prematura, com rápido atendimento, a cura pode chegar a 80% dos casos. Esse índice é do Hospital de Amor de Barretos que esta fazendo uma grande campanha para alertar as famílias e as escolas sobre o assunto.

Os primeiros sintomas

Existem diferentes sinais pelos quais se pode supor que uma criança ou jovem sofra de algum tipo de câncer. Todos devem ficar atentos, especialmente os pais ou parentes se a criança apresentar alguns dos seguintes sintomas: dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não se resolvem; dores nas pernas; manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas e aumento do tamanho da barriga.
 
A desinformação dos pais e médicos colabora com diagnósticos tardios porque, muitas vezes, determinados tipos de tumores podem ser parecidos com doenças comuns na infância.
 
No caso da leucemia, caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, super povoando a medula óssea e impedindo que as células normais sejam produzidas provocando infecções, palidez, sangramentos, dor nos ossos e articulações, fadiga, fraqueza, febre e perda de peso.
 
Se atendido com rapidez o paciente tem chance de cura de até 90%. Essas informações, segundo Naima, precisam ser compartilhadas com a sociedade, pois o conhecimento sobre o câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.
 
A palestra faz parte de um programa de ajuda financeira ao Hospital de Amor de Barretos, especialmente no atendimento de crianças e jovens, que a Estância Turística de Itu abraçou, com o apoio da Prefeitura e outras entidades como a Loja Maçônica Augusta e respeitável Benfeitora loja simbólica Prudente de Moraes, no sentido que todos tenham um olhar atento. Após 1 ano de idade, até o final da adolescência, o câncer infanto-juvenil é a primeira causa de mortes por doenças.
 
Mais informações com Felipe Bernardin – felipe.a.bernardin@gmail.com
 
 
 


www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br