11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Quando o turismo cresce, Itu cresce junto

Portal da Igreja da Candelária - o maior monumento barroco do Estado de São Paulo
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp, que tem por missão disseminar, as melhores práticas de governança corporativa, buscando contribuir com o país, tomou a iniciativa, inédita, de lançar uma campanha de nível nacional apostando no “slogan”: “Turismo pelo Brasil – quando o turismo cresce, o Brasil cresce junto”, desenvolvida em parceria com outras entidades do trade turístico e o Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Aproveitando esse movimento, o Portal de notícias de turismo – www.grandeitu.com.br, o principal meio de comunicação do turismo na Estância Turística de Itu, se engaja à iniciativa da Abracorp no sentido de despertar os gestores do município para o turismo relativo ao patrimônio histórico e cultural que a cidade oferece.

Importante lembrar que há um movimento inédito no país, consistente e articulado, que converge para as virtudes do Turismo enquanto vetor poderoso de desenvolvimento sustentável. Finalmente são percebidos sinais claros de que a atividade deixa de ser vista como apêndice secundário para ganhar status de foco prioritário.

Dados da OMT (Organização Mundial do Turismo), do Ministério do Turismo, da Embratur e do Conselho Mundial do Turismo descrevem e atestam a força econômica do setor que ocupa posição de liderança global no ranking dos que mais geram empregos. Por outro lado, o IBGE divulgou, no último dia 31 de maio, a taxa de desemprego no país, que permanece elevada e constitui o grande desafio do atual governo. 

Para corroborar a perspectiva real de o Turismo protagonizar, no curto e médio prazos, mudanças profundas no cenário, o Fórum Econômico Mundial dá conta de que o Brasil ocupa o 1º lugar no ranking dos países com mais atrativos turísticos naturais. Não bastasse isso, ocupa o honroso 8º lugar em atrativos culturais, espalhados de norte a sul nas dimensões continentais de um país singular em termos de formação étnica, identidade linguística, expressividade musical e peculiaridades gastronômicas.

Amanhã, dia 7 de junho, continuaremos o texto com as ações da Prefeitura, sugestões de novas idéias, a falta de estatísticas, o papel do Comtur, a Câmara de Vereadores que até hoje não tem Comissão de Turismo etc.



 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br