11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2021

Rotas Cênicas – a novidade do turismo paulista

A Estrada Parque, entre Cabreúva e Itu é coberta pela Mata Atlântica, uma das grandes atrações turísticas do Roteiro dos Bandeirantes.
O Governo do Estado lançou, em 2019, a idéia de promover as “estradas cênicas” como um projeto turístico de alto nível para beneficiar diversas regiões, especialmente as que servem Estâncias Turísticas. Todavia, com a pandemia atual, o projeto ficou parado aguardando um momento mais propício para a retomada do turismo no Estado de São Paulo.

A idéia é que as estradas paulistas recebam melhorias para que passem a fazer parte da experiência do viajante e não sejam mais apenas um caminho até o destino da viagem.

A primeira região que seria contemplada era o Vale do Ribeira, ainda em 2020. Todavia, os planos foram adiados. Para o secretário de turismo o Estado de São Paulo tem hoje as melhores estradas do país, que se transformarão, também, nas mais agradáveis. “Ser turista é mais do que aproveitar do destino, é viver a experiência da viagem, que ganha muito em qualidade com as rotas cênicas”, diz o Secretário Vinicius Lummertz.

Projeto cênico no Roteiro dos Bandeirantes – antigamente uma aventura, agora um passeio

Um dos mais importantes roteiros cênicos do turismo paulista está no Roteiro dos Bandeirantes que sai da capital e percorre as cidades do Vale Médio do Rio Tietê passando por Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreúva, Itu, Salto e Porto Feliz. É um roteiro histórico e cultural, pois leva o viajante a percorrer o caminho dos bandeirantes que desbravaram o “sertão paulista” rumo às riquezas extrativistas de Goiás.

Todas essas cidades são verdadeiros santuários da arquitetura de estilo colonial com casarios muito bem preservados, das fazendas bandeirantistas, das igrejas de estilo barroco, dos museus, em todas elas, e da riqueza da cana de açúcar e do café, além da visão de um braço da Mata Atlântica que encanta os turistas e que tornaram a região muito rica. Muitas trilhas e fazendas históricas pelo caminho atraem cada vez mais turistas.

A iniciativa prevê que as rodovias paulistas em locais com potencial turístico passem a ter um projeto cênico acoplado, que prevê a instalação de mirantes, skywalks (passarelas elevadas), estruturas de apoio e áreas de estacionamento, entre outras intervenções, que permitam explorar da melhor forma os atrativos de cada estrada.

O Roteiro dos Bandeirantes também permite uma grande identificação com a fé católica, pois Pirapora do Bom Jesus é um destino conhecido de centenas de romeiros que, especialmente, na Semana Santa carregam imensas cruzes pela estrada e outros visitam a cidade em bicicleta, moto, cavalo ou em charretes.

Atrativos

Muito próximo à capital, estão centros históricos preservados, reservas ambientais e trilhas ecológicas. A região conta parte da história paulista e brasileira, que com as expedições das bandeiras forjaram a saga dos bandeirantes que partiam pelo Rio Tietê em busca de metais preciosos, diamantes e outras riquezas em Goiás.

Atualmente, a região guarda uma grande diversidade gastronômica, podendo se encontrar, em seus inúmeros restaurantes a paçoca de carne, sopa de milho verde com cambuquira, porco ou boi no rolete, além do artesanato com os "cabeções", cachaça artesanal, artesanato em barro, argila e pedra.

A região conta ainda com muitos eventos como Drama da Paixão de Cristo, Corpus Christi, Festa do Bom Jesus de Pirapora, Festa do Divino e Semana Santa e Estouro do Judas em Itu, saída das Monções em Porto Feliz e Romarias. Além disso, Cabreúva tem um templo Budista gigante. Desta forma, o Roteiro dos Bandeirantes agrega atrações para todas as idades e opções para vários fins de semana.

23/04/2021
 

Raul Machado Carvalho – Editor
www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br