11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Secretaria de Turismo de Itu sem transparência

Temos acompanhado as publicações do Sr. Vinicius Salton, Secretário de Turismo da Estância Turística de Itu, no facebook sobre visitas que está fazendo a diversos hotéis de Itu. Pensamos numa pauta sobre o assunto, pois só vemos o anúncio das visitas, mas não o seu conteúdo. Além disso, as publicações são pessoais e não através do departamento de comunicação da Prefeitura.

Para clarear o assunto das visitas, o Portal www.grandeitu.com.br  fez contato com a Prefeitura para tentar saber se são só visitas de cortesia, saber a pauta dessas conversas, se há algum tipo de fiscalização ou sugestões ou, ainda, se trata apenas de uma exposição sobre as melhorias que a Prefeitura executa na cidade. A imprensa é convidada para acompanhar o Secretário? Qual o espírito das visitas?

Todavia, as respostas foram lacônicas e não atenderam o espírito da transparência e o fato que o Grande Itu, ser o único veículo de imprensa especializado no turismo de Itu e só colaborar com a divulgação do Turismo do Patrimônio Histórico e Cultural de Itu. Aliás, há pouco tempo, nos surpreendemos com a proibição para jornalistas de se dirigirem diretamente à Secretaria de Turismo e o contato com a equipe do turismo, para uma pergunta qualquer, que, agora, só pode ser feito através da Comunicação da Prefeitura.

Ora, para um portal de notícias sobre turismo, a principal fonte de informações é a própria Secretaria de Turismo e colocar dificuldades para acessá-la, às vezes, só para pedir uma informação, enfrenta-se um caminho burocrático bastante acidentado, especialmente porque jornalismo é uma atividade dinâmica e exige velocidade na comunicação entre as partes.

A resposta ao questionamento que a Prefeitura nos enviou, sem atender a nenhuma das perguntas, foi a seguinte:

“Bom dia, Sr. Raul
As visitas do sr. Secretário tem como objetivo o planejamento de ações internas  e  estratégicas da pasta. As divulgações ocorrerão no momento oportuno.
Att. - Comunicação – Prefeitura de Itu”
 
Vamos colaborar com a rede hoteleira com informações do Ministério do Turismo

A Estância de Itu tem uma grande e muito boa rede hoteleira que é a porta de entrada para o turista avaliar a cidade. Todavia não cumpre com sua obrigação de se registrar no Ministério do Turismo, através do programa Cadastur.

O QUE É O CADASTUR?
Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.
O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.
O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficias de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.

O CADASTRO É OBRIGATÓRIO?
Sim, conforme a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para:
•          Acampamentos turísticos;
•          Agências de turismo;
•          Meios de hospedagem – Hotéis e Pousadas
•          Organizadoras de evento;
•          Parques temáticos;
•          Transportadoras Turísticas;
O cadastro também é obrigatório para exercer a profissão de Guia de Turismo, conforme Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993.

QUAL O OBJETIVO DO CADASTRO?
O CADASTUR visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

O CADASTRO É PAGO?
Não. Tanto o cadastro como a sua renovação, a cada dois anos, são totalmente gratuitos.

A SITUAÇÃO EM ITU

Para surpresa nossa, ao consultar o Ministério do Turismo, ficamos sabendo que apenas três hotéis da Estância Turística de Itu são registrados no Cadastur:
Hotel Colonial Plaza – de 11/07/2018 a 11/07/2020
Hotel Santa Rita – de 27/04/2017 a 27/04/2019
Itu Plaza Hotel – de 24/05/2018 a 24/05/2020

Em relação às 19 Agências de Viagens registradas no site da Prefeitura de Itu, três não existem e somente duas são inscritas no Cadastur do Ministério:
Abratur Viagens e Turismo e Duemondi Viagens e Turismo.

Sobre o Parque Temático do Varvito, que pertence à Prefeitura, também não há registro no Ministério do Turismo.

Essas informações podem ser obtidas no seguinte endereço:
www.cadastur.turismo.gov.br, selecione o perfil “Sou turista”.
Na opção Prestadores selecione os campos de acordo com a pesquisa desejada. Na opção “Procuro um Prestador” poderá ser digitado o nome da cidade/UF, a atividade da empresa (por exemplo Meio de Hospedagem, Agência de Turismo, Parque Temático, etc) e o Nome da Empresa ou seu CNPJ para se efetuar a pesquisa.​
Para maiores informações use o 0800 200 8484.

 
 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br