11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

Turismo Religioso - BIBLIOTECA HISTÓRICA PADRE LUIZ D’ELBOUX

Turismo Religioso - BIBLIOTECA HISTÓRICA PADRE LUIZ D’ELBOUX  
IGREJA DO BOM JESUS

 
 
INSTITUTO CULTURAL DE ITU - JANEIRO DE 2.020 – Nº 19
 
 
Diretor Nacional do Apostolado visita Santuário – No dia 20 de novembro o Padre Eliomar Ribeiro SJ, Diretor Nacional do Apostolado da Oração (Rede Mundial de Orações pelo Papa) visitou o Santuário do Coração de Jesus acompanhado de uma romaria de mais de mil pessoas, vinda de São Paulo. Após a missa na Igreja Matriz, o grupo foi recebido com cânticos tradicionais pelo Coro do Bom Jesus. A visita reforça a intenção do Apostolado na abertura da causa de beatificação do Padre Taddei, cuja oração foi rezada por todos antes de se despedirem da igreja.
 
Dom Manoel será lembrado em Itu – No próximo mês de fevereiro o Brasil católico lembra os 50 anos da morte do Arcebispo de Curitiba, Dom Manoel da Silveira D’Elboux, ituano de nascimento, uma das figuras mais expressivas do clero de seu tempo. Era o irmão mais velho do patrono da Biblioteca Histórica. Ao longo de 2020 serão organizados eventos sobre sua vida e obra, pela Biblioteca Histórica, incluindo a participação como coroinha e membro jovem do Apostolado da Oração da Igreja do Bom Jesus. Dom Manoel marcou sua passagem em Curitiba como fundador da PUC do Paraná e iniciador de inúmeras atividades sociais.
 
Acervo – obra rara – Obra de raro valor é “A voz do Pastor – discursos familiares de um pároco a seus Fregueses para todos os domingos do ano”, traduzido do francês em 1817. O exemplar conservado na Biblioteca Histórica é o tomo III, da obra editada em Lisboa, na oficina de J. F. M. de Campos, com licença da Mesa do Desembargo do Paço. Contém treze sermões, desde o Domingo de Pentecostes até o décimo domingo posterior a esta celebração. A publicação, com mais de duzentos anos é uma das mais antigas conservadas no acervo e revela também o perfil das obras que compuseram a antiga biblioteca dos Jesuítas de Itu.
 
Memória – Padre Giuseppe Giomini (1841-1915) – Italiano, veio ao Brasil no primeiro grupo de Jesuítas, para fundar o Colégio São Luís, em 1865. Era muito pequeno, com rosto de criança. Seu pai, negociante de batinas para a Santa Sé, diante de Pio IX disse-lhe que os jesuítas não queriam receber o filho. Este ordenou que o recebessem. De Itu foi para Florianópolis. Em 1868 retornou a Itu. Foi para Roma estudar teologia, ordenado em 1873. Foi professor no São Luís por 36 anos. Era eficiente missionário nas férias. Viveu no Bom Jesus entre 1884 e 1885. Faleceu em Itu.


www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho - Editor