11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2019

Turismo religioso de Itu pode ganhar novo impulso

Milhares de pessoas participam todos os anos da procissão em homenagem a Santa Rita, em Itu
Estimular a interiorização do turismo e valorizar o turismo religioso. Esses são os principais objetivos do Projeto de Lei 1.308/19, de autoria do Senado, aprovado na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, no último dia 23 de outubro.
 
O projeto tem como justificativa a necessidade de pulverizar as atividades turísticas para o interior do país como prioridade da Política Nacional de Turismo, uma vez que a maioria dos roteiros se concentra em grandes centros urbanos. Desta forma, os municípios com potencial turístico religioso, localizados fora das rotas tradicionais, teriam acesso aos recursos e investimentos. 

Além da inclusão de localidades de interior, a proposição também busca beneficiar prestadores de serviços de turismo religioso e entidades mantenedoras ou administradoras de igrejas, santuários, monumentos e museus de relevância para o turismo religioso.

A proposta visa suspender a exigência de sete tributos, quando incidentes sobre a reconstrução, restauração ou reforma de edificações de reconhecido valor histórico ou cultural destinadas à realização de cultos ou eventos e museus religiosos, além de equipamentos de infra-estrutura urbana destinados ao apoio ao turista religioso.

Objetivos
 
A participação do turismo no PIB nacional chega a 8%. Em 2018, de acordo com estudos da Organização Mundial do Turismo, nada menos de 93,8% da renda total gerada pelo turismo no Brasil proveio do componente interno, de demanda doméstica.

No Brasil, segundo o Ministério do Turismo, o turismo religioso, compreendendo mais de 300 destinos, é responsável por cerca de 20 milhões de viagens anualmente e injeta R$ 15 bilhões nas economias locais, mediante a demanda da cadeia turística, como hospedagem, alimentação e artesanato.

A segmentação em nichos específicos já se firmou há tempos como uma característica essencial da moderna indústria turística em todo o mundo. É a evolução da atividade do turismo, com a possibilidade de experiências individualizadas e acessíveis a grande parte da população. Um exemplo claro acontece na Estância Turística de Itu, onde é expressiva a visita de turistas às igrejas de estilo barroco, muitas delas construídas nos séculos 19 e 18, no Centro Histórico da cidade.
 


www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor