11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2020

Turismo Sustentável – Como Itu reage a essa nova tendência?

Igreja da Candelária, Matriz de Itu, construída em 1780 - considerada o maior monumento barroco do Estado de São Paulo.
Atualmente, os turistas estão buscando, cada vez mais, destinos que preservem a natureza e onde a cultura local tenha atrativos para aumentar seus conhecimentos, relativos à história e patrimônios culturais. Algumas pesquisas do setor de turismo, do ano passado, revelam um aumento de 75% na busca por locais que praticam o turismo sustentável.

O que é Turismo Sustentável?

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o turismo sustentável é um termo utilizado para definir as ações turísticas que levam em consideração os impactos ambientais, econômicos e sociais de um determinado destino a curto e longo prazo.

Além disso, o turismo sustentável tem como objetivo atender às necessidades não apenas dos turistas, como também do meio ambiente, comunidade local e da economia circular. Dessa forma, é possível conscientizar e assumir ações educativas de preservação ambiental e cultural.

Por isso, é muito importante que o “trade” da Estância Turística de Itu se empenhe em seguir as regras do Ministério do Turismo, especialmente o registro de cadastramento no Cadastur, um procedimento que permite ao turista identificar que o hotel, restaurante, agência de turismo etc, que irá freqüentar, tem o respaldo de certificação idônea do próprio governo.

Turismo Sustentável: como colocar em prática?

É muito importante optar pelo ecoturismo, assim o turista contribui com a natureza e com a economia local. Por isso, lembramos algumas dicas para o turista adotar o turismo sustentável nos seus próximos passeios:
Preste atenção nos estabelecimentos aonde você vai se hospedar ou contratar serviços, escolha sempre os do tipo eco amigáveis, que tenham registros no Cadastur do Ministério do Turismo e estejam preparados para atender as recomendações de proteção ao covid-19.

Considere viajar para destinos mais próximos à sua cidade de origem;
Se informe bem sobre seu destino, história, pontos turísticos, patrimônio histórico e a cultura local;
Respeite a natureza e os anfitriões da comunidade onde você está hospedado;
Priorize comprar de pequenos produtores locais;
Preserve a natureza.

                  
 
www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br